23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Teatro Sérgio Cardoso recebe teatro de sombras chinesas

Teatro Sérgio Cardoso recebe teatro de sombras chinesas

A narrativa, originalmente concebida para uma sobrinha da autora, foi resgatada entre os manuscritos do icônico romance

21/02/2024 07h09 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Teatro Sérgio Cardoso recebe teatro de sombras chinesas

O Grupo Sobrevento, renomado no cenário brasileiro do teatro de animação, traz ao público infantil o espetáculo de teatro de sombras A Cortina da Babá. A apresentação gratuita, marcada por uma abordagem contemporânea da técnica tradicional chinesa, acontece no Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, no dia 25 de fevereiro de 2024, domingo, às 11h.
Inspirado no conto Nurse Lugton’s Curtain, escrito por Virginia Woolf, uma das maiores escritoras britânicas da história, A Cortina da Babá é a estreia do Grupo Sobrevento no universo encantador do teatro de sombras. A narrativa, originalmente concebida para uma sobrinha da autora, foi resgatada entre os manuscritos do icônico romance Mrs. Dalloway.
O espetáculo, que explora uma abordagem contemporânea do teatro de sombras, mantendo raízes na forma tradicional chinesa aprendida com Liang Jun, diretor da principal companhia de Teatro de Sombras da China, destaca-se pela utilização inovadora de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz.
Com música original composta por Pedro Paulo Bogossian e cenografia e figurinos assinados por André Cortez, A Cortina da Babá é uma experiência única para toda a família. O elenco, composto por quatro habilidosos atores-manipuladores, dá vida à história de forma cativante, encantando crianças e adultos.
Esta é a 18ª montagem do Grupo Sobrevento, que acumula 37 anos de carreira e se destaca internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros do teatro de animação. Além de apresentações em todo o Brasil, A Cortina da Babá já encantou plateias no Chile, na Inglaterra e na China.
O espetáculo é gratuito, livre para todos os públicos, e a entrada será por ordem de chegada. Não perca essa oportunidade de mergulhar no mundo mágico do teatro de sombras com o Grupo Sobrevento.
Sinopse do texto
A CORTINA DA BABÁ, texto de Virginia Woolf, narra a história de uma criada, uma babá, que cochila enquanto costura uma grande cortina azul, bordada com figuras que representam animais e uma pequena aldeia. Ao quinto ronco, as figuras vão ganhando vida aos poucos. Primeiramente, os animais bordados no tecido começam a se mexer. Dirigem-se, então, a um lago para beber água. Depois, as pessoas que habitam uma aldeia, também representada no tecido, saem de suas casas e se divertem. Todos tentam agradar uns aos outros, pessoas e animais, pois sentem pena uns dos outros, por saberem-se encantados por uma feiticeira, por um gigante, por uma ogressa, que é a própria babá. Quando a babá acorda, despertada pelo vôo de um inseto em torno de uma lâmpada que ilumina o seu trabalho de costura, tudo volta ao normal – os animais congelam, de volta, no tecido, e ela continua a costurar.
Ficha técnica

Criação: GRUPO SOBREVENTO

Texto: Virginia Woolf

Direção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini

Supervisão: Liang Jun | Cia. de Arte Popular de Shaanxi (China)

Atores-manipuladores: Anderson Gangla, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão e Giuliana Pellegrini

Direção musical: Pedro Paulo Bogossian

Cenário e figurinos: André Cortez

Assistência de figurinos: Thaís Larizzatti

Iluminação: Renato Machado

Operação de luz e som: Marcelo Amaral e/ou J. E. Tico,

Assessoria técnica: Alexandre Fávero | Clube da Sombra

Concepção visual das silhuetas: Luis Felipe Cambuzano

Construção dos bonecos: Anderson Gangla e Agnaldo Souza

Assistência: Giuliana Pellegrini e J. E. Tico

Direção de produção: Grupo Sobrevento

Produção executiva e assessoria de comunicação: Maurício Santana

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x