27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Tenho uma Banda” tem a primeira seletiva

“Tenho uma Banda” tem a primeira seletiva

05/04/2012 09h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Tenho uma Banda” tem a primeira seletiva

No ultimo sábado (31), de março, aconteceu a primeira seletiva da 3ª edição do “Tenho uma Banda”, projeto idealizado pela Rádio UFSCar, com o objetivo principal de divulgar o trabalho de grupos musicais novos e que apresentam músicas de autoria própria.

O projeto é produzido desde sua primeira edição por Nayara Benatti, formada em Ciências Sociais pela UFSCar, e por Marco Escrivão, formado em rádio e TV, pela UNESP.

Nayara conta como funciona o Projeto Tenho Uma Banda e como foi a seletiva. “O projeto busca dar suporte ao desenvolvimento de grupos novos dando visibilidade a trabalhos autorais. A iniciativa da Rádio UFSCar nesta realização é de grande importância para o incentivo da cultura e a prática musical direcionada para os jovens iniciantes. Foram inscritos 32 grupos, de várias partes do país, sendo que foram selecionados seis de São Carlos, e outras quatro de Araraquara, Barretos, Porto Ferreira e Poços de Caldas. Nesta primeira fase a seletiva foi uma forma de apresentarmos as bandas inscritas ao projeto, a nós, e entre elas mesmas. Foi feito um Pocket Show, com nove bandas, onde os jurados analisaram originalidade, qualidade de execução, presença de palco e entrosamento. O júri foi composto por Gustavo Koshikumo, coordenador de áudio da rádio UFSCar, Luciano Matuck, programador do M.O.F. O, e Netto Rockfeller, guitarrista da banda Blues the Ville”.

De acordo com Nayara, as bandas se saíram muito bem nas apresentações, e ela diz qual o próximo passo do projeto. “As bandas apresentaram diversas vertentes do rock e do rap, deixando o público bastante empolgado. A próxima etapa será a gravação dos programas. No dia 14 terá início às 14h na Rádio UFSCar com apresentação dos shows da seletiva. Depois, todo sábado terá a presença de uma das bandas mostrando seu trabalho e conversando sobre sua trajetória.

Entre abril e junho realizaremos oficinas de formação que serão direcionadas às bandas, mas abertas ao público, que contemplam questões como história da música, formação da banda no palco, e o cenário atual da música, procurando dar novas referencias e possibilidades aos participantes.

O projeto encerra esta 3ª edição no dia 30 de junho com realização do Festival Tenho uma Banda”, finaliza a produtora do projeto Nayara Benatti.

Lembrando que em 2010, o projeto ganhou o prêmio especial na categoria Rádio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), e em 2011 foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x