18 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Todos os Olhos” traz canções lançadas em plena ditadura

“Todos os Olhos” traz canções lançadas em plena ditadura

12/03/2014 07h53 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
“Todos os Olhos” traz canções lançadas em plena ditadura

Como parte das atividades dedicadas aos 50 anos do Golpe Militar, o Sesc promove nesta quarta-feira, 12, a partir das 20h30 no ginásio de eventos, o show “Todos os Olhos”  de Tom Zé,  álbum lançado em 1973, em plena ditadura.

 

Esse disco não é só uma recordação de canções.  Elas fazem parte de lembranças da época, da presença da ditadura, da combatividade dos artistas e dos estudantes.

Tom Zé contou que a tão falada capa do disco foi uma ideia de Décio Pignatari justamente ligada aos problemas da censura e enfrentando-os e passando despercebida pelas autoridades.  “Nesse tempo eu trabalhava com o Grupo Capote; temos muitas lembranças do Odair, de Koelho – que já deixou este mundo – de Geraldo e todos os outros”.

O artista disse que a obra também fez um percurso milagroso: junto com ‘Estudando o samba’, desceu a Terra para escrever certo com tortas linhas. “Inicialmente me levou ao ostracismo artístico para depois, graças ao anjo chamado David Byrne, ser retomado nos braços de uma popularidade que, dos E.U.A. e Europa, trouxe-me de volta ao meu próprio País.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x