2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Tomo No Kai celebra 10 anos de existência

Tomo No Kai celebra 10 anos de existência

03/04/2013 15h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Tomo No Kai celebra 10 anos de existência

Com o objetivo principal de divulgar a cultura e as tradições japonesas, o grupo Tomo No Kai comemora o aniversário de 10 anos de atividades em São Carlos e convida toda a população para conhecer mais sobre as riquezas do Japão em uma festa que acontece neste sábado, 6, a partir das 18h no Ítalo-Brasileiro, localizado na rua General Osório, 1094. A entrada é franca.

 

O evento contará com apresentações de danças típicas com o grupo de dançarinas Tomo No Kai, com mulheres de 26 a 86 anos de idade. Apresentações de Tai-Ko, onde os integrantes fazem uso de tambores e Yosakoi, nome dado à dança moderna japonesa.

A presidente do Tomo No Kai, Helena Reiko Oda, fala mais sobre o evento. “Além das danças tradicionais, também vamos oferecer comidas típicas, bom odori, karaokê e em uma segunda parte das apresentações as pessoas poderão participar de uma dança muito conhecida no Japão, chamada Yagura Daiko, onde, ao som do tambor, todos fazem uma roda e dançam juntos. A cada dança há uma troca de roupa. É uma festa bastante bonita e divertida onde as pessoas vão conhecer sobre nossa cultura”.

O grupo Tomo No Kai foi fundado em 2 de junho de 2003 por iniciativa de Helena Oda, com o objetivo de manter, resgatar e transmitir a cultura e tradição japonesa, principalmente nas áreas de dança, música, culinária dos antepassados japoneses. Além disso, os associados têm a oportunidade de aprimorar a fluência da língua de origem nos encontros do grupo. Atualmente o grupo é liderado por Helena Oda, pela vice-presidente Shoko Kurogi e pela senhora Futami Shitara, responsável pelas coreografias e repertório das danças do grupo.

“Ao longo desses 10 anos temos realizado diversas apresentações tanto em São Carlos como fora. Nossa primeira apresentação aconteceu em 2006 no Lions Clube e foi um grande sucesso. Desde então temos adquirido cada vez mais experiência e hoje fazemos parte da ACENB de São Carlos – Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira que também está diretamente ligada ao desenvolvimento de trabalhos para a divulgação da cultura japonesa”, conta a vice-presidente do Tomo No Kai, Shoko Kurogi.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x