5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > UFSCar se beneficia da restauração de documentos

UFSCar se beneficia da restauração de documentos

05/10/2013 13h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar se beneficia da restauração de documentos

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) já restaurou 300 mapas com mais de cem anos de existência e informações importantes da época.

O professor e responsável pelo UEIM, João Roberto Martins Filho, conta que existiam aproximadamente mil mapas antigos da época do café e de plantas de edifícios de São Paulo construídos em 1920 que não podiam ser retirados da gaveta porque quebravam.

“Enviamos para a maior especialista do Brasil chamada Norma Cassares. Em seu ateliê, ela tem uma técnica que abre o papel em condições de umidade ideais para que ele não quebre. Os mapas voltam perfeitos, como se fosse um papel novo. Já fizemos a restauração de 300 e iremos enviar outros 300”.

Para ele, restaurar mapas, livros e documentos é fundamental. “Esses mapas, por exemplo, não poderiam sequer ser consultados. Hoje, uma vez restaurados, ele é envolvido em um filme e, com certo cuidado, pode ser uma fonte de pesquisa importante”, observa o docente. “Sem isso, esses mapas com médias de 100 anos de idade, não seriam mais vistos e a história acabaria esquecida”, complementa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x