15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Último dia da exposição “O sertão do lugar”

Último dia da exposição “O sertão do lugar”

27/04/2017 11h44 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Último dia da exposição “O sertão do lugar”

Termina hoje a exposição de fotografias “O sertão do lugar”, de Érico Melo.

A mostra explora as paisagens mineiras da ficção de João Guimarães Rosa, com foco no diálogo entre palavra e imagem.

Em maio de 2010, então doutorando em literatura brasileira pela USP, o goiano Érico Melo percorreu 1900 km de automóvel até os principais cenários de corpo de baile no estado de Minas Gerais a fim de experimentar in loco a substância poética das paisagens rosianas após tê-las explorado à exaustão através de mapas e imagens de satélite. Seu objetivo inicial era documentar fotograficamente a minuciosa verossimilhança geográfica da ficção de Guimarães Rosa.

Tomadas com um modesto aparato digital, as mais de 1200 fotografias realizadas pelo caminho catalogam diversos motivos dos cenários naturais ocupados por Guimarães Rosa. O acervo foi refinado para a seleção das 29 imagens integrantes da mostra “O sertão do lugar”, promovida pelo Centro Cultural. A meta da exposição é propor um diálogo mutuamente enriquecedor entre palavra e imagem, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de se conhecer e preservar o que nos resta das veredas do Grande Sertão, para melhor compreendê-lo e apreciá-lo.

A exposição pode ser visitada até o dia 27 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 18 horas, na Sala de Exposições do Centro Cultural, acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, que fica na Área 1 do Campus. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x