28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Veja opções para aproveitar as férias em São Paulo

Veja opções para aproveitar as férias em São Paulo

Fábricas de Cultura, Museus e Oficinas Culturais realizam diversas atividades para divertir o público

30/12/2023 05h53 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Veja opções para aproveitar as férias em São Paulo

O mês de janeiro vai passar voando para quem for aproveitar a programação de férias das Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e dos Museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, programas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis. Durante todo o mês, o público poderá aproveitar diversas oficinas, visitar uma exposição, assistir a sessões de cinema e muito mais! Confira os destaques por região.

Zona Norte

A Cia. Conto no Pé da Árvore vai até a Fábrica de Cultura Jaçanã no dia 13/01, sábado, às 14h, para apresentar a contação de histórias “Tio Barata é um barato”. A apresentação brinca com o ritmo do samba-rock em uma história de humor, dança e brincadeiras. No domingo, 14, das 10h às 17h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe o Esquenta Carnaval dos Blocos Jah É e Urubó é Aki Ó, tradicionais da região norte. A festa se repete no mesmo horário no sábado, 20.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia a diversão começa com a Oficina de Férias: Sonorização de Filmes, onde o público aprenderá a inserir sons em trechos de longas-metragens. A atividade é no dia 16/01, terça-feira, às 14h. Outra opção é a Oficina de Férias: Imersão na Realidade Virtual, dia 18/01, quinta-feira, às 14h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Neste encontro, os participantes experimentarão a tecnologia e a sensação do metaverso com os Óculos Quest 2.

O sábado, 20/01, será animado a partir das 13h, a partir da produção de um Painel Colaborativo na Fábrica de Cultura Brasilândia. Quem estiver pela unidade será convidado a expressar a sensação de estar no espaço na Fábrica por meio de lápis, canetões e tinta acrílica. Já na Fábrica de Cultura Jaçanã a criançada poderá brincar de Passa ou Repassa a partir das 14h. Nesta Oficina de Férias, o público terá seus conhecimentos sobre filmes, músicas e desenhos testados e com direito à torta na cara se errar.

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano terá uma dobradinha especial para a alegria de toda a família. No dia 23/01, terça-feira, às 18h30, o cantor, compositor e violonista popular Sérgio Vinci apresenta o próprio repertório em voz e violão ao vivo na unidade, com o show simultaneamente transmitido na página no Facebook das Oficinas Culturais para quem não puder estar presente. Na quarta-feira, 24, a diversão fica por conta da atividade Sticker: arte em adesivo, das 10h às 14h30. O público aprenderá a personalizar o próprio adesivo animado para ser utilizado na decoração de superfícies lisas, como aparelhos eletrônicos, carros e cadernos. A participação é por ordem de chegada, tendo o limite de 12 pessoas por período.

Quem quiser aprender a pilotar um drone e a criar imagens aéreas não pode deixar de participar da Oficina de Férias: Pilotagem de Drone na Fábrica de Cultura Jaçanã no dia 26/01, sexta-feira, às 14h. Outra opção é o show gratuito de Salvador da Rima, que apresentará os sucessos do 1º álbum “Só quero que me escute”, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha em 28/01, domingo, às 14h.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia será possível aprender na Oficina de Férias: Serigrafia a utilizar imagens e desenhos para estampar camisetas de uma forma criativa. A atividade acontece dia 30/01, terça-feira, às 15h. E fechando a programação na zona norte, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano realiza a atividade A energia sustentável na Robótica, dia 31/01, quarta-feira, às 14h30. O público aprenderá sobre as possibilidades de geração de energia elétrica limpa e de maneira autônoma.

Essas atividades da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano integram o Projeto Tendas de Verão, por onde a unidade realiza diversas ações artísticas, entre elas, espetáculos, contação de história e workshops para todos os públicos. Para conhecer essa agenda completa, clique aqui.

Centro

Até 20 de fevereiro, o Museu Casa das Rosas recebe a exposição “Sempre Fui Forte” que homenageia os 60 anos da personagem Mônica. Ocupando 12 salas do Museu, a exposição apresenta ao público a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural. É possível ver também a primeira tira publicada no jornal Folha de S. Paulo, fotos representativas e objetos históricos, incluindo o coelho original da Mônica, e a bicicleta usada no filme “Laços”.

A curadoria da exposição é de Jacqueline Mouradian. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Durante a passagem da exposição pela Casa das Rosas, o público ainda poderá participar de oficinas e aproveitar um espaço de leitura.

No dia 12/01, sexta-feira, das 15h às 17h, acontece uma oficina de Fanzine, organizada pelo Núcleo de Ação Educativa, focada na criação de desenhos, colagens e textos inspirados na linguagem das histórias em quadrinhos e na exposição. Para participar da atividade é necessário se inscrever até o dia 11/01. Já no dia 20/01 tem a Leitura Mediada para Crianças, às 10h, a partir dos quadrinhos da Turma da Mônica disponíveis no espaço de leitura da exposição “Sempre fui forte”. As inscrições (aqui) estão abertas até 19/01.

O Museu Casa Mário de Andrade está passando por um restauro, mas a equipe do Núcleo de Ação Educativa continua ativa ocupando o Museu Casa das Rosas com atividades diversas. E nas férias não será diferente: no dia 13/01, sábado, das 10h30, acontece a oficina infantil de Experiências Musicais para Bebês. Nesta atividade, crianças de até 3 anos, juntamente com seus responsáveis, irão desfrutar de uma experiência musical guiados por educadores musicistas. As inscrições ficam abertas até 12/01.

Outra atividade organizada pela Casa Mário de Andrade é a oficina Xilogravura Macunaímica: entalhando as aventuras de um Herói sem caráter, no dia 20/01, sábado, das 14h às 15h30. Aqui a abordagem será a arte tradicional da xilogravura para retratar as aventuras de Macunaíma, ensinando os participantes a entalhar e imprimir suas interpretações do personagem de Mário de Andrade. Os interessados devem se inscrever até o dia 19/01.

No Bom Retiro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade promove a atividade Arte do Yoga como preparação do ator, nos sábados 20/01, 27/01 e 3/02, das 11h às 14h. Com inscrições até 18/01, o objetivo é possibilitar um estudo teórico e prático das técnicas ancestrais da Filosofia do Yoga, aplicadas à consciência do corpo, à utilização da respiração em cena e à construção de personagens.

Estreia no dia 24/01, quarta-feira, o espetáculo O Fazedor de Teatro, produção que conta a história de Bruscon, um ator do teatro nacional alemão que após a aposentadoria vem realizando turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha, executando todos os papéis da companhia enquanto lida com problemas familiares. O espetáculo fica em cartaz até 3/02, com apresentações nas quartas, quintas e sextas, às 19h30, e aos sábados e no feriado de 25/01, às 18h. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Na oficina de Dança como instrumento reflexivo e político, os participantes aprenderão a introduzir um pensamento de corpo cênico onde a poética e a política possam interagir a todo instante numa proposta de investigação do corpo, através do movimento e do gesto, com foco na amplitude corporal cênica. A oficina será no dia 31/01, quarta-feira, das 17h às 21h. As inscrições devem ser feitas entre 8 e 25/01.30

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x