13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Versátil, Jesuíta Barbosa é destaque em papéis no cinema e na televisão

Versátil, Jesuíta Barbosa é destaque em papéis no cinema e na televisão

04/09/2016 22h46 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Versátil, Jesuíta Barbosa é destaque em papéis no cinema e na televisão

Jesuíta Barbosa ri ao perceber as reações acaloradas provocadas por seu personagem Vicente, na série Justiça, da Globo. “Esse Vicente é louco de pedra. Era pra sair diretamente para um hospício”, tuitou uma espectadora. “Mata a filha da mulher e quer perdão? Amigo, para de maluquice”, reagiu outra. “Eu entendo essas manifestações, mas também entendo os motivos de Vicente, que é um personagem muito parecido com pessoas com quem já convivi”, reage o ator.

Antes da explicação de Jesuíta, vale lembrar que Justiça estreou há duas semanas causando assombro ao mostrar uma trama por dia da semana, histórias de pessoas levadas a praticar um tipo de crime que vai levá-las à prisão. E, logo na estreia, o público conheceu a história de Elisa (Débora Bloch), advogada que acompanhou aterrorizada a única filha, Isabella (Marina Ruy Barbosa), ser assassinada pelo noivo, Vicente, enquanto tomava banho nua com o ex-namorado. O fato trágico motivou um plano de vingança no dia em que ele deixou a prisão, sete anos depois do crime. Débora e, em especial, Jesuíta colecionaram elogios pela atuação.

“Venho do interior do Nordeste, onde conheci rapazes com o mesmo perfil de Vicente”, conta Jesuíta, nascido há 25 anos em Salgueiro, interior de Pernambuco. “A memória sertaneja que tenho de menino foi formada por histórias de pistoleiros e brigas de família que terminavam em sangue. Assim, quando construí a personalidade de Vicente, pensei em alguém forte em bravura, mas fraco para o amor.”

O ator conta com o valioso apoio de Chico Aciolly, diretor que, em Justiça, trabalha na preparação de elenco. Chico estimulou improvisações que duravam mais de uma hora a partir de um tema e nas quais Jesuíta exercitava a liberdade criativa. “Isso me ajudou a entender o realismo pedido pelas cenas da série”, conta o ator. “Jesuíta tem um raro tipo de talento”, observa Aciolly. “Ao entender a intenção da cena, ele avança para diversos campos sem receio de errar. Uma convicção que torna sua atuação incrivelmente verdadeira.”

De fato, Jesuíta é um entrevistado natural, absorvente – pungentemente engraçado, mordaz e sagaz. Por vezes, esconde-se por trás dos óculos, mas, quando se sente motivado, desnuda os olhos e impressiona seu interlocutor pelo olhar cativante, expressivo, que revela intenções antes mesmo de brotarem as palavras e surgir uma interpretação visceral.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x