1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Violinista Ricardo Herz faz show em São Carlos

Violinista Ricardo Herz faz show em São Carlos

03/09/2014 13h49 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Violinista Ricardo Herz faz show em São Carlos

O violinista Ricardo Herz inicia nesse mês uma nova turnê focada no interior e litoral de São Paulo. E ele estará em São Carlos nesta quinta-feira, 4. A apresentação acontecerá no Teatro Florestan Fernandes – UFSCar Norte, às 20h. A entrada é gratuita perante a retirada antecipada de convites na Coordenadoria de Cultura/PROEx e na Rádio UFSCar (área norte do Campus da UFSCar), das 9h as 18h.

Herz se apresenta com os músicos Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão 7 cordas). O Ricardo Herz Trio apresenta o show marcante que já passou pelos principais festivais e teatros do Brasil e do exterior, tais como o Skopje Jazz Festival, na Macedônia, o Miri Jazz Festival, na Malásia e o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga e Manguinhos, entre outros. O repertório apresenta principalmente as composições do disco “Aqui é o meu Lá” (2012) além de novidades que entrarão no próximo disco do trio, o “Torcendo a Terra”.

Graduado em violino erudito pela USP, pela Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e pela escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz com quem Herz excursionou, o músico ficou conhecido por ir bastante além das maneiras clássicas de tocar o instrumento. Explorando todas as suas possibilidades, Herz passeia pelo chorinho, o resfolego da sanfona e o ronco da rabeca enquanto visita ritmos africanos e brasileiros com a mesma habilidade.

A diversidade vem de suas influências, que incluem Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim. Há ainda muito da improvisação do jazz em suas apresentações, o que mostra a influência dos 9 anos em que viveu na França. Depois dessa vivência, Herz levou sua música para o mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países até voltar para o Brasil, em 2010.

Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. Formou um duo com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antônio Loureiro e foi selecionado no Rumos Música 2010-2012, do Itaú Cultural, onde nasceu mais um duo, desta vez com o gaúcho Samuca do Acordeon. Os dois projetos em breve virarão discos. Com a camerata Cantilena Ensemble tem tocado o repertório do seu disco infantil.

Atualmente, além dos shows com o Ricardo Herz Trio, dedica-se também ao lançamento de seu cd em duo de violino e vibrafone Herz e Loureiro, com o vibrafonista e compositor mineiro Antonio Loureiro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x