14 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Volkswagen é uma das patrocinadoras do ChorandoSemParar

Volkswagen é uma das patrocinadoras do ChorandoSemParar

25/11/2014 18h47 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Volkswagen é uma das patrocinadoras do ChorandoSemParar

A Volkswagen do Brasil é uma das patrocinadoras da 11ª edição do festival de música ChorandoSemParar, que ocorre em São Carlos entre os dias 1º e 7 de dezembro. Neste ano, a homenageada in memorian será  a maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga e a convidada homenageada será a instrumentista Luciana Rabello.

Com 12 horas ininterruptas de música em um dia, o ChorandoSemParar é considerado um dos principais festivais de choro brasileiro da atualidade e um dos maiores encontros de instrumentistas do Brasil. Nesta edição, 15 mil pessoas devem participar do evento ao longo da programação, que conta com diversas atividades que englobam oficinas, exposição, mesas redondas e shows. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

“Há seis anos a Volkswagen é parceira deste projeto e pelo seu prestígio e qualidade, nos possibilita contribuir com a difusão da música brasileira para um público diversificado, além de nos aproximar da comunidade, incentivando a cultura, através de um grande ritmo brasileiro”, disse Andreas Hemmann, gerente-executivo da fábrica de São Carlos.

No dia 7 de dezembro, na Praça XV de Novembro, a partir das 10h, ocorrem os shows que totalizarão 12 horas de choro brasileiro, tocado por artistas e conjuntos renomados como Cristóvão Bastos, Thadeu Romano, Swami Jr., Daniela Spielmann, Leo Gandleman, Alessandro Penezzi, John Berman (EUA), Alexandre Ribeiro e Maria José Carrasqueira e destaque para a pernambucana Spok Frevo Orquestra que representa hoje um dos trabalhos musicais brasileiros mais elogiados pela critica  internacional.

A programação inclui apresentações do Grupo Ad Libitum, As Choronas, Orquestra Experimental da UFSCar, Choro das 3, entre outros.

Para esta edição, o público pode esperar atrações diferenciadas como a apresentação do compositor Howard Alden, responsável pela trilha sonora do filme “Sweet and Lowdown” (“Poucas e Boas”), do renomado diretor de cinema norte-americano, Woody Allen. Alden interpretará arranjos de composições brasileiras, inclusive de Chiquinha Gonzaga, criados exclusivamente para o Festival ChorandoSemParar.

Nascida no Rio De Janeiro em 1847, Chiquinha Gonzaga foi compositora, pianista e regente, com fundamental contribuição à música brasileira. Foi autora da primeira marcha carnavalesca (“O Abre Alas”) em 1899 e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

De acordo com Fátima Camargo Catalano, idealizadora do evento e diretora do Projeto Contribuinte da Cultura, esta edição enfatizará a dificuldade e a importância do ativismo feminino no século XIX e início do século XX e o papel de Chiquinha no cenário político social e cultural de sua época, além de sua importante contribuição para a música brasileira.

“O projeto tem um histórico de centenas de ações culturais relevantes, que ganharam a aprovação do público, tornando-se tradicional no calendário cultural da região”, disse a idealizadora do evento.

 

Convidada homenageada

Primeira mulher a tocar profissionalmente o cavaquinho, Luciana Rabello é hoje uma das mais requisitadas e respeitadas instrumentistas do Brasil. Iniciou a vida profissional em 1976 com o conjunto “Os Carioquinhas”. Tem participações em discos e shows de artistas como Paulinho da Viola, Francis Hime, Chico Buarque, entre outros.

A programação do evento conta ainda com o projeto Conhecendo o Choro, realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, que realiza oficinas e práticas coletivas de roda de Choro com professores, técnicos, alunos e membros da comunidade. Os participantes podem escolher dentre cinco tipos de oficinas: Percussão Brasileira, Cavaquinho, Violão, Sopros e Canto. No Festival ChorandoSemParar haverá uma roda com a equipe e os alunos das oficinas, executando o repertório trabalhado no projeto em 2014.      

O ChorandoSemParar é realizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura em parceria com a FAI UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), USP São Carlos, Sesc São Carlos e Prefeitura Municipal de São Carlos e com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e de demais empresas, por meio de leis de incentivo à cultura –  Rouanet, do Ministério da Cultura, e do Proac, do Governo do Estado de São Paulo.

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial do evento (www.chorandosemparar.com.br).

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x