19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Voz de John Lennon é recuperada por IA e música nova dos Beatles será lançada

Voz de John Lennon é recuperada por IA e música nova dos Beatles será lançada

"Tudo isso é meio assustador, mas também animador porque é o futuro", diz McCartney

14/06/2023 13h25 - Atualizado há 10 meses Publicado por: Redação
Voz de John Lennon é recuperada por IA e música nova dos Beatles será lançada Foto: Reprodução

Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4, sobre o lançamento de seu novo livro Eyes of the Storm, Paul McCartney disse terem conseguido obter a voz de John Lennon por meio de Inteligência Artificial (IA), e com isso, a vinda de uma nova gravação dos Beatles estaria prevista para ainda esse ano. Paul não confirmou datas nem revelou qual é a música.

“Tudo isso é meio assustador, mas também animador porque é o futuro”, diz McCartney durante conversa com a apresentadora do programa, Martha Kearney, ao abordar o uso de IA.

Ainda segundo o artista, os produtores utilizaram uma antiga gravação de John Lennon para extrair a sua voz. “Foi uma demo que John tinha na qual trabalhamos e acabamos de terminar. Vamos lançar este ano. Conseguimos pegar a voz do John e torná-la pura por meio dessa IA. Então poderíamos mixar a gravação como faríamos normalmente”, explicou.

Os Beatles e a inteligência artificial

Recentemente, o desenvolvimento da inteligência artificial e seu uso para a recuperação de documentos históricos em diversos formatos possibilitou que o diretor Peter Jackson restaurasse material captado em 1969 por Michael Lindsay-Hogg para o documentário Let It Be. Isso foi usado em seu filme Get Back, disponível no Disney+, revelando segredos escondidos por mais de 50 anos.

Foi usada uma técnica chamada “unmixing”, algo como “desmixagem” Ao contrário da “mixagem”, que tenta acomodar da melhor forma os vários elementos sonoros de uma gravação em uma única faixa, a desmixagem tenta desmembrar os vários componentes de uma gravação. “É como se fosse possível pegar uma vitamina de frutas e isolar a banana, a maçã e o mamão”, explicou Geraldo Ramos, fundador da startup Moises, especializada em algoritmos do tipo, em entrevista ao Estadão em 2022.

Exposição de fotos e livro

Paul McCartney, que está prestes a completar 81 anos, tem se dedicado atualmente à divulgação de seu novo livro que conta a história dos Beatles por meio de fotografias. Em 1964: Eyes of the Storm – Fotografias e Reflexões de Paul McCartney, o ex-integrante do grupo apresenta 275 fotografias próprias realizadas nos bastidores do auge do grupo britânico.

Além do livro, as fotografias também ganham espaço em uma exposição no National Portrait Gallery, em Londres.

Fim dos Beatles

Seis meses depois do lançamento do álbum Abbey Road e um mês antes do lançamento de Let it Be, os Beatles anunciaram, em abril de 1970, o fim da banda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x