18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > “55% dos alunos estão empregados”, diz diretor do Senai

“55% dos alunos estão empregados”, diz diretor do Senai

12/10/2012 12h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“55% dos alunos estão empregados”, diz diretor do Senai

Entre janeiro e março, houve redução de 14% no número de jovens contratados para o 1º emprego, se comparados os números com o mesmo período de 2011. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego. A falta de experiência e de qualificação são fatores apontados como obstáculos à contratação dos jovens.

“O que nós estamos acompanhando na região, e na verdade é o que está acontecendo em todo o Estado, é uma ação mais intensiva do Ministério do Trabalho para que as empresas cumpram a Lei de Aprendizagem. Nesse sentido, São Carlos está fazendo uma ação por meio da Superintendência Regional. Nós estamos à disposição das indústrias, e elas já estão nos procurando para contratação dos aprendizes”, explica Marcio Vieira Marinho, diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Carlos.

Segundo Lei de Aprendizagem (Nº 10.097/2000) aprendiz é um jovem entre 14 e 24 anos que estuda e trabalha, e recebe ao mesmo tempo formação na profissão na qual se capacita. E ela determina que empresas de médio e grande porte contratem o equivalente a um mínimo de 5% e a um máximo de 15% do seu quadro de funcionários (nas funções que demandem formação profissional).

Segundo Marinho, os cursos de aprendizagem do Senai têm 360 alunos, sendo que 55% deles já estão empregados: “Aqui em São Carlos tivemos um aumento importante no número de aprendizes, e especialmente em cidades que são vinculadas a nossa escola, como, por exemplo, Porto Ferreira, nós temos uma turma de 16 alunos já dentro de uma empresa de cerâmicas. Estamos criando cursos de formato sob medida, cursos específicos que visam atender demandas regionais de indústrias que precisam de uma mão-de-obra específica”, explica Marinho.

O diretor do Senai explica ainda que nos últimos 15 ou 20 anos muita coisa mudou no perfil profissional exigido pela indústria, e que o Senai busca inserir seus alunos dentro desse novo perfil: “Representantes da indústria identificaram competências que formam o perfil profissional que precisam. Por exemplo, uma pessoa com iniciativa,com capacidade de trabalhar em equipe (e que não é uma coisa fácil); nós não aprendemos a fazer isso sozinhos, precisamos nos preparar. Também a organização, a disciplina, a hierarquia. Existe uma resistência muito grande do jovem de respeitar a hierarquia, já querem ser gerentes no primeiro emprego. Uma coisa que também tentamos aproximar o curso da realidade da empresa é a produção, a pressão, a existência de metas”, diz. 

 

Cursos gratuitos

Começa as inscrições para alguns cursos gratuitos do Senai. Elas devem ser feitas pela internet (http://www.sp.senai.br/saocarlos/), e podem se feitas até 17 de outubro. O processo seletivo consiste em uma prova com 60 questões: “São vagas conquistadas pelos jovens. E o índice de alunos absorvidos pela indústria é grande. Algumas empresas adotam a seguinte estratégia: esperam o processo seletivo e pegam os melhores colocados, e a partir de janeiro o jovem já começa a trabalhar. Uma parcela já começa o curso empregados, e outra parcela vai sendo empregada ao longo do curso.Cerca de 90% dos que estão se formando em dezembro estão empregados”, diz Marinho.         

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x