27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > 80% das vagas não são preenchidas em São Carlos

80% das vagas não são preenchidas em São Carlos

Secretária ressalta que Departamento de Qualificação oferece cursos para preparar candidatos para necessidade do mercado de trabalho

26/03/2024 23h56 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
80% das vagas não são preenchidas em São Carlos Divulgação

Aproximadamente 80% das vagas ofertadas pela Casa do Trabalhador, órgão ligado ao Departamento de Política Pública de Emprego, da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda não foram preenchidas nos dois primeiros meses de 2024. Neste período, a Pasta ofereceu 579 oportunidades de emprego, mas apenas 114 delas foram preenchidas. A razão esbarra na falta de qualificação e experiência para preencher os postos de trabalho ofertados pela indústria, construção civil, serviços e comércio.

A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti, afirmou ontem que dos 114 trabalhadores contratados no primeiro bimestre do ano, 71 eram homens, 38 eram mulheres e 5 eram PCDs (Pessoas com Deficiência).

“Somente no dia de hoje (ontem), temos 200 vagas disponíveis. Infelizmente nem sempre conseguimos atender às demandas do mercado, vamos trabalhamos forte também na formação de mão-de-obra. Para tanto, temos um Departamento de Qualificação. Estamos inclusive com dois cursos no Cidade Aracy, com formação de barbeiro e embelezamento facial, através do Núcleo de Economia Solidária, que também existe na região do Santa Felícia, Santa Eudóxia e na Região Central, na rua José Bonifácio. Além disso mantemos parcerias com SENAC, SENAI, SENAR e o Governo do Estado para qualificar e requalificar os trabalhadores”, destaca Danieli.

Segundo ela, a média mensal é de 200 vagas mensais para as empresas da cidade. “A construção civil vem crescendo desde o início de 2024 com várias obras espalhadas pela cidade. Este fator tem gerado muitas oportunidades para pedreiros, serventes de pedreiro, eletricistas, encanadores, carpinteiros, mestres de obras, engenheiros civis e outros profissionais”, destaca Danieli.

Desde janeiro, 9.600 pessoas já foram atendidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, emprego e Renda. Só na entrada de seguro desemprego houve a realização de 1.062 procedimentos neste bimestre. Ela afirma que ainda que a Pasta toma as medidas para que os desempregados possam ter acesso ao Passe Emprego, que é uma política pública garantida em lei municipal.

ESTOQUE

O estoque de empregos formais em São Carlos, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) tem como principal segmento empregador a área de serviços, com 40.902 empregos. Depois vem o setor da indústria com 21.825 postos de trabalho. O comércio vem em terceiro com 16.379 contratos CLT. A construção emprega 3.604 e a agropecuária 2.665.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x