12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > 903.097 poderão entrar na lista da revisão dos auxílios

903.097 poderão entrar na lista da revisão dos auxílios

28/06/2013 22h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
903.097 poderão entrar na lista da revisão dos auxílios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou a quantidade de benefícios por incapacidade que estão em análise e ainda poderão entrar na revisão dos auxílios, que está sendo paga automaticamente.

 

Segundo informou o presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, em entrevista exclusiva ao Agora, o órgão está avaliando um total de 903.097 benefícios para verificar há direito à correção.Os dados se referem a junho.

A revisão inclui os segurados que tiveram um benefício por incapacidade calculado com erro entre 17 de abril de 2002 e 19 de agosto de 2009.

Em maio, o INSS informou que analisava um total de 794.937 que ainda poderiam ter a revisão. Na comparação com os dados de maio são 108.160 benefícios a mais.

Por enquanto, o segurado pode verificar se o seu benefício está em análise.

O diretor de benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, destacou a complexidade da revisão, o que ajudaria a explicar o fato de ela ainda não ter sido finalizada. Ele afirma que há muitos benefícios, casos mais antigos e processos com mais de dez anos. “Estamos procurando revisar os dados ao mais rápido possível”, justifica.

No final da análise dos benefícios, poderá haver a necessidade de convocar o segurado para comparecer ao posto e tirar algumas dúvidas referentes ao seu benefício. Por enquanto, a orientação do órgão é que o segurado não precisa ir à agência.

Segundo o órgão, foi confirmado um acordo na Justiça Federal, entre o governo, o Sindicato Nacional dos Aposentados e o Ministério Público Federal, para que 443.750 benefícios com direito a atrasados de até R$ 67 possam receber o dinheiro antes. Nos casos de quem tem atrasados menores e já não recebia mais um benefício em 2012, eles poderão receber esta diferença se pedirem um novo auxílio a partir de novembro.

 

A PARTIR DE 2016

Auxílio-doença com FGTS poderá sair mais fácil

O Conselho Nacional de Previdência Social se reuniu na última quinta-feira, em Brasília, e aprovou a atualização da lista que relaciona doenças e profissões para a paraa concessão automática de auxílio-doença acidentário. A lista é chamada de “nexo técnico epidemiológico”.

 

Por estar relacionado ao trabalho, esse tipo de auxílio é mais vantajoso porque obriga a empresa a depositar o FGTS do trabalhador durame o afastamento e, após eu término, dar um ano de estabilidade no emprego. 

A lista utilizada como referência atualmente foi feita em 2003 e, hoje, por causa da evolução da medicina, sabe-se que há mais ligações entre doenças e profissões.

Com a aprovação no conselho, começarão os estudos para a atualização. O prazo estipulado para que a nova lista entre em vigor é de até três anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x