4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Amplicabos fecha e quase 200 perdem emprego em São Carlos

Amplicabos fecha e quase 200 perdem emprego em São Carlos

09/10/2012 12h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Amplicabos fecha e quase 200 perdem emprego em São Carlos

“No domingo, quando nós estávamos preparados para votar, em casa, recebemos uma ligação, todas as funcionárias, dizendo que estávamos dispensadas. Simplesmente isso, num domingo”, afirma Ivoneide Nascimento, uma das ex-funcionárias da Amplicabos, que completa: “Nós achamos um desrespeito isso. Nós não estávamos preparadas, na verdade. Foi uma coisa repentina”, diz.

Na manhã de segunda-feira, 8, cerca de 100 dos trabalhadores demitidos se reuniram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região.

Erick Silva, presidenteda entidade, diz: “A empresa, de uma forma absolutamente inesperada, anunciou domingo que estava reincidindo contrato de todo mundo, que estava fechando a empresa. Nós queremos saber da Amplicabos o que aconteceu, porque a empresa tem pouco mais de um ano. O Vanderlei tem feito a negociação lá, não houve nenhuma modificação do cenário, pelo menos do ponto de vista da relação com os trabalhadores, mas sim do ponto de vista comercial: parece que teve algum problema, e nós precisamos ser informados com antecedência”, diz, explicando ainda que o Sindicato irá tomar as providências judiciais para tentar garantir o direito dos ex-funcionários: “Precisamos cobrar para entender como é que 200 empregos estão arriscados dessa forma aqui em São Carlos”, disse o presidente.

Vanderlei Strano, vice-presidente do Sindicato, diz: “Tentamos entrar em contato com a direção da empresa, e depois de muita dificuldade conseguimos falar com a direção, e foi quando eles disseram que estariam encerrando as atividades aqui. Foi um desrespeito fazer isso da maneira que foi feita, num domingo de eleição. Hoje de manhã a advogada da empresa entrou em contato com a gente, dizendo que não tinham conseguido o alvará de funcionamento aqui na cidade de São Carlos. Fomos surpreendidos com essa postura”, afirma.

Quanto ao alvará de funcionamento, o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Rosoé Francisco Donato, explica que a etapa de instalação da empresa na cidade já não dependia da Prefeitura: “A Amplicabos recebeu, no dia 25 de março de 2011, uma certidão protocolada com o número 094/2011. Com essa certidão, eles teriam 180 dias para entrar em contato com a Cetesb para conseguir o licenciamento ambiental. Ou eles não voltaram a falar com a Cetesb ou não conseguiram o licenciamento”, diz.

A reportagem tentou apurar as informações com algum responsável da Amplicabos, mas ninguém respondeu as requisições até o fechamento da edição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ze roberto
ze roberto
11 anos atrás

taí pelegada da cut . Oque vcs vão fazer agora? Cadê o Barba gerador de empregos? Com o dono do havan ele apareceu na tv . E agora Ele vai dar as caras? Vocês não tem cacife , vcs dependiam do pt para se sustentar politicamente no sindicato. Quero ver na proxima eleição do sindicato.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Não me espanto com a decisão da “Direção” da “Organização”, sou um funcionário da Amplicabos em SP-CAPITAL !
É bem a cara deles mesmo tomar esse tipo de decisão !

Milton
Milton
11 anos atrás

Culpa do sindicato que está “fazendo o bem pros funcionários”e agora? vão arranjar emprego pra todo mundo?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x