18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Baiza une tradição e inovação nos serviços de jateamento e pintura eletrostática

Baiza une tradição e inovação nos serviços de jateamento e pintura eletrostática

22/11/2014 18h48 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Baiza une tradição e inovação nos serviços de jateamento e pintura eletrostática

Há 25 anos no mercado, e agora sob a direção de Patrícia Volpe, a empresa Baiza presta serviços de pintura eletrostática e jateamento: “A Baiza é a pioneira do segmento na região, quando foi fundada pelo senhor Arnaldo Brehmer”, conta Volpe, que explica em que consiste a pintura eletrostática e o jateamento: 

“O jateamente é feito em uma máquina onde a peça é jateada com um pó  de granalhas de aço. Esse processo limpa a peça arrancando tinta velha, ferrugem, limpa tudo. É uma espécie de lixa, só que mais forte”. Depois do jateamento, a peça é pendurada de modo que uma corrente elétrica passe por ela: “Então, a tinta em pó é carregada por uma corrente inversa e é jogada na peça grudando por eletrostática. A peça então é colocada no forno a 200º, e quando curada, o pó derrete e ela sai pintada”. E ela garante que a durabilidade é bem maior do que de pintura normal.  

A proprietária explica que eles trabalham com indústrias, fabricantes de peças odontológicas, instrumentos médicos: “Também trabalhamos com peças da área alimentícia, com tintas próprias, livres de metais pesados, todas com laudo”, afirma Volpe. Ela salienta ainda que a Baiza prefere o processo manual, sem banhos químicos não produzindo assim resíduos, o que torna o serviço ecologicamente sustentável, minimizando os impactos ambientais. Quando necessário, é adicionado o Primer, para peças e produtos que ficarão expostos ao tempo.

 

RESTAURAÇÃO

A Baiza também presta serviço de restauração, diz Volpe: “Desde rodas de carro, bicicletas, quadros e peças de motos, entre outros. Tudo o que é antigo e seja de metal. Temos muitos antiquários como clientes”.

Nos trabalhos de restauração, Patrícia Volpe afirma que eles acabam entrando em contato com as histórias das pessoas e de suas famílias, o que torna o trabalho, muitas vezes, emocionante: “Um dia, um senhor nos procurou e pediu que restaurássemos um antigo estribo de cobre, em formato de sapato. Em outro caso, uma mãe e uma filha, as duas já de idade, nos procuraram para restaurarmos coisas que eram da avó. E acabo me identificando tanto que, quando fui ajudar a colocar a peça no carro, brinquei: ‘Cuidado para não estragar, hein!’”, diz Volpe, rindo.

A Baiza Jateamento e Pintura Eletrostática fica na Rua Thiago Caruso, 229,Azulville,São Carlos/SP. Os telefones de contato são o (16) 3201-8593 ou o (16) 9 8836-3238. O e-mail é o [email protected]

 

 

 

 

 

Luiz Felipe Cordeiro

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x