Black Friday: 86% dos empresários esperam vendas maiores ou iguais às de 2018
Quase
nove em cada dez empresários (86%) esperam que as vendas da Black
Friday de 2019 sejam iguais ou maiores do que as do ano passado,
aponta pesquisa da Boa Vista. Ao todo, 39% esperam que o faturamento
com a data seja superior ao de 2018, enquanto 53% estimam que a
receita seja igual e 8%, que seja menor.
O otimismo é maior
entre os empresários da Indústria e dos Serviços. Em ambos os
setores, a expectativa de 57% é de aumento no volume de vendas,
enquanto 28% e 31%, respectivamente, projetam resultado igual ao de
2018. No Comércio, por outro lado, 44% dos empresários esperam
crescimento nas vendas, enquanto 39% enxergam um volume igual ao do
ano anterior.
Com relação ao faturamento, o mais otimista é o
setor de Serviços, com 44% dos empresários esperando aumento na
comparação com 2018. No Comércio e na Indústria, 39% esperam
crescimento.
O principal recurso das empresas para aumentar as
vendas deve ser a concessão de descontos, mencionada por 55% dos
empresários Outros 30% vão facilitar o pagamento, oferecendo a
opção de parcelamento, e 15% pretendem realizar promoções nos
moldes do “leve dois e pague um.”
Segundo o
levantamento, 25% dos empresários pretendem fazer estoque extra de
produtos para a Black Friday e 13% vão contratar mais mão de obra
para a data.
A pesquisa da Boa Vista ouviu 800 empresários de
micro, pequenas, médias e grandes empresas da Indústria, Comércio
e Serviços entre setembro e outubro. A margem de erro é de 4 pontos
porcentuais para cima e para baixo. O grau de confiança da pesquisa
é de 95%.