23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Brasil quer atrair investidores com oferta de energia verde

Brasil quer atrair investidores com oferta de energia verde

Ministro do Meio Ambiente diz que país tem grande potencial no setor

23/09/2022 15h37 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Brasil quer atrair investidores com oferta de energia verde Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que a crise energética na Europa, gerada pela invasão russa à Ucrânia, abre uma oportunidade para o Brasil. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, ele disse que as indústrias procuram um local onde a energia seja acessível e o país oferece isso.

“Para se ter uma ideia, o Brasil tem um custo de energia de 40 euros por megawatt. Na Europa, está tabelado a 200 e chegou a bater 1.000. Com esse movimento de encarecer energia na Europa, muita indústria vai ser transferida pro Brasil, olhando a oportunidade dessas energias limpas que o Brasil tem”, explicou.

Segundo ele, o Brasil já produz muita energia limpa, entre elas a eólica, a solar e a biomassa, e ainda tem potencial para ampliá-la.

“O Brasil bateu recorde de energia éolica em terra: 21 gigawatts (GW). Só pra gente ter uma ideia, Itaipu tem uma capacidade instalada de 14 GW. Então, o volume é bastante relevante. Solar também são 14 GW, uma ‘Itaipu’ já instalada de solar. E biomassa. Essas três fontes são as três principais para aproveitar e gerar essa energia limpa que todo mundo procura”, disse. “Fora tudo isso, temos 50 ‘Itaipus’ que podem ser instaladas no mar e toda essa energia excedente pode ser transformada em hidrogênio e amônia verde para exportação”.

COP27

Segundo ele, o Brasil aproveitará a COP27, próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, no Egito, para apresentar essas oportunidades de investimento no país.

Joaquim Leite disse que o Brasil terá um estande de 300 metros quadrados e apresentará os temas energias verdes, a indústria e o agro sustentável.

“A gente vai levar a oportunidade de você empreender e investir no Brasil especialmente por causa das energias verdes e desse volume de energia que o Brasil tem excedente. A gente está desenhando para ser uma conferência do clima de um Brasil real e sustentável”.

Renovação de frota

Na entrevista, o ministro falou ainda sobre a proposta do governo federal de criar um programa de renovação de frota de automóveis no país, como uma forma de estimular a indústria automobilística e colocar veículos mais energeticamente eficientes em circulação.

“O governo federal está desenhando um programa de renovação de frotas sustentável. A gente tirar esse veículo e transformá-lo em sucata para uma economia circular, através de um incentivo econômico, isso, com certeza, teria um impacto nesse setor da economia, que é o automobilístico, e teria um impacto no meio ambiente de forma bastante positiva”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x