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Brasil terá Vant bimotor e com airbag

25/02/2013 12h40 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Brasil terá Vant bimotor e com airbag

Pelos céus brasileiros voará ainda em 2013 o Tuim, modelo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) contendo vários pioneirismos para o mercado nacional de aviões-robôs. Fabricado pela AGX Tecnologia, empresa do Pólo Aeronáutico de São Carlos, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT/SEC) da USP São Carlos, o Centro Tecnológico do Exército (CTex) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Tuim foi desenvolvido em apenas seis meses e deve ser empregado num primeiro momento nas áreas militar e ambiental.

 

Entre as inovações aplicadas no projeto deste avião-robô estão o sistema de decolagem e pouso, ambos verticais, o que permite segundo o diretor-presidente da AGX, Adriano Kancelkis, operar e locais sem pista, até mesmo no meio de formações florestais e plantações agrícolas.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Onofre Trindade Júnior, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos, destaca que a aeronave será o primeiro Vant bimotor produzido no Brasil que terá também outro diferencial, um airbag para proteger a aeronave durante o pouso. “O Tuim possui paraquedas de segurança e o airbag que funcionará para preservar os sistemas abordo da aeronave durante o pouso, já que estes sistemas podem atingir um custo da ordem de até R$ 500 mil”, explica o professor da USP.

O nome Tuim foi, segundo o presidente da AGX, uma homenagem à menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, cujo exemplar tem o corpo todo verde, com o dorso um pouco mais escuro, mede 12 centímetros de comprimento e pesa em média 26 gramas. “Já o Vant Tuim também é pequeno e pode carregar até 1,5 kg de pay load [ex: câmeras], voar a uma velocidade de 80 até 100 km/h e com teto máximo de operação de 1.000 metros. Este modelo se encaixa da família dos minivants”, revela Kancelkis.

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