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‘Calote’ em São Carlos cai 20% em 2012

19/03/2013 11h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
‘Calote’ em São Carlos cai 20% em 2012

A inadimplência no comércio de São Carlos caiu 20% no ano de 2012 em comparação a 2011. No ano passado foram registradas 23.000 inclusões à lista de maus pagadores do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos). Em 2011 este número havia chegado ao patamar de 28.758. Estas pessoas ficam sem crédito no comércio de todo o país até quitarem seus débitos.

 

O presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Gullo, ressalta que a redução do chamado “calote” é um processo gradativo que tem o auxílio da ampliação da renda e da empregabilidade. “Ninguém gosta de ficar sem crédito para fazer suas compras. Ao mesmo tempo, houve mudanças no sistema de crédito e nas modalidades de compras. Hoje, ao invés de cheque pré-datado, que causava muitos problemas, temos o cartão de crédito e para as compras à vista temos o cartão de débito. Com o chamado “dinheiro de plástico” e um maior cuidado dos lojistas na hora de conceder o crédito conseguimos avançar. Por outro lado, o consumidor também tem hoje outra consciência e quer ficar em dias com suas contas”, afirma ele

De acordo com o presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, os dados demonstram que as inclusões ao SCPC diminuíram de forma considerável na grande maioria dos meses de 2012, em relação aos mesmos períodos de 2011. “Isso mostra que o consumidor são-carlense está mais consciente e ponderado ao fazer compras”, opina.

 

EXCLUSÕES CAEM 18,40% – A má notícia fica por conta das chamadas exclusões, que são os pagamentos das dívidas antigas. Quando o débito é honrado o nome do consumidor deixa a lista dos maus pagadores. Nos doze meses de 2011 houve 29.396 exclusões. Já em 2012 este número caiu para 23.988.

Neto afirma que os dados também revelam um ponto negativo: a diminuição das exclusões ao SCPC, isto é, uma queda no número de pessoas que conseguiram quitar suas dívidas. “Esse fenômeno deve ser atenuado a partir de abril, quando já vão sendo quitadas as contas habituais do início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar”.

 Para incentivar a quitação dos débitos, Neto explica que a Acisc possui o denominado SCPC | Recuperação, um setor de cobrança totalmente amigável, que possui um sistema rápido e simples de quitação de débitos. “Nossa equipe permanece à disposição dos consumidores na Unidade Acisc localizada no Box 2 do Mercado Municipal”, lembra Alfredo Maffei Neto. Os telefones do SCPC | Recuperação são: (16) 3501 5444 e 3501 5252.

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