Comércio aposta na liquidação para atrair consumidores, mas chuva atrapalha
No último sábado, 12, foi o primeiro final de semana de 2013 que o comércio ficou aberto o dia todo. O horário especial foi das 9h às 17h, mas a chuva dificultou o movimento nas lojas do centro de São Carlos e também, de acordo com comerciantes, o pagamento foi no inicio da semana, ficando assim, distante do sábado.
Para quem saiu de casa com o objetivo de fazer compras, a chuva não foi motivo para desanimar. A professora Maria Cecília aproveita a promoção e compra artefatos para sua casa. “Essa época compro toalhas de banho e mesa e também lençóis. Pelo preço, sinto que ganho fazendo esse tipo de escolha”.
E até para os moradores da região de São Carlos o comércio aos sábado é atrativo, como o caso de Amarildo Crescitelli, ex-vice prefeito de Analândia, “vim gastar nas liquidações. Roupa tem bastante promoção, então comprei para as minhas filhas”.
Sobretudo, para os comerciantes, o sábado com as lojas aberta não valeu a pena se comparado em outras ocasiões. “Foi um sábado que ficou longe para pegar movimento. Porque já é dia 12, o pagamento foi no início da semana”, ressaltou o gerente de uma loja de calçados, Paulo Cesar de Almeida. Além disso, Almeida fala que a chuva atrapalha o movimento. “Estamos em promoção, mas nem assim chama atenção do cliente”.
Para queimar os estoques e renovar as coleções Juliana Marin, gerente de uma loja de roupa, afirma que colocou faixas grandes na fachada da loja para chamar atenção dos clientes. “Em janeiro roupa sempre vende bem, por causa do preço baixo”. Mas, ela complemente dizendo que “hoje [sábado, 12,] a procura está muito ruim, essa chuva atrapalhou. As pessoas ficam com receio de saírem”.
Já para a visão estratégica de Raul Leal, proprietário de uma banca de jornais e revistas entre a rua Episcopal com a Avenida São Carlos, a chuva não deixou as pessoas saírem de casa como costumam fazer aos sábados. “É sempre mais movimentado de sábado, mas hoje está muito devagar”.