2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Comércio varejista cresce quase 6% em julho

Comércio varejista cresce quase 6% em julho

21/08/2012 12h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Comércio varejista cresce quase 6% em julho

As vendas no varejo brasileiro no mês de julho aumentaram 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado, informa o Índice Antecedente de Vendas (IAV), pesquisa mensal realizada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), formado pelas 36 maiores empresas varejistas do país, e que fornecem os dados para a pesquisa.

Dessas empresas, atuam em São Carlos a Drogasil, o Grupo Pão de Açúcar, o Magazine Luiza, O Boticário e Pernambucanas.    

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em junho deste ano houve um crescimento de 9,5% em relação a junho de 2011. E o IDV projeta um crescimento nacional de 8,3% para agosto, 10,1% para setembro e 11,7% para outubro, comparados aos mesmos períodos do ano passado.

Segundo Paulo Roberto Gullo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomércio), o faturamento adicional registrado em junho se deve ao desempenho principalmente de dois setores: o comércio automotivo e o de supermercados. “Este resultado atribui-se, em parte, às medidas de estímulo fiscal concedidas pelo governo a alguns segmentos (linha branca). Outros pontos ressaltados são o alto nível de ocupação da população, o incremento na massa real de rendimento dos trabalhadores e a expansão do crédito”.

Para Gullo, embora tenha havido aumento nos postos de trabalho e da massa salarial, esta última “já está comprometida, portanto não temos folga, e isto não nos autoriza a criar expectativas relativa a um crescimento do varejo”. E esse comprometimento da renda de muitas famílias deve-se ao consumo de automóveis e produtos da linha branca, o que no médio prazo, afirma Gullo, leva a menos consumo e “acende a luz amarela para o varejo”.

 

Comércio em São Carlos

O comércio e o serviço respondem por 68,64% dos postos de trabalho com carteira assinada em São Carlos, informa o Secretario Municipal de Trabalho, Emprego e Renda da cidade, Emerson Domingues. São 44.257 trabalhadores de um total de 69.542.

“As oportunidades de trabalho estão relacionadas, principalmente, aos novos investimentos que São Carlos vem recebendo”, afirma o Secretário.  

Também Gullo vê potencial de crescimento no município: “Uma cidade como São Carlos, com 230 mil habitantes e em plena fase de crescimento, sempre vai demandar por novas redes de serviço e comércio”, afirma. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x