17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Compras pela internet exigem atenção do consumidor

Compras pela internet exigem atenção do consumidor

02/03/2013 13h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Compras pela internet exigem atenção do consumidor

“Fiz minha compra em dezembro por um site que sempre utilizo e até agora não recebi o produto”, fala a funcionária pública aposentada, Jaci Terezinha Soares de Castro, ao contar sobre o problema que enfrenta depois de ter efetuado uma compra pela internet.

 

Muitas pessoas optam pela facilidade de comprar pelo meio virtual por não precisarem sair de casa para ir até uma loja física, além de receber o produto na própria residência dias depois do pagamento efetuado. No entanto, essa facilidade pode se tornar dor de cabeça e gerar problemas que levam tempo até serem solucionados.

A aposentada conta que no mesmo dia realizou duas compras diferentes em um site em que tem o costume de comprar. Uma deles foi entregue no prazo e a outra, depois de quase três meses da compra efetuada, ainda não foi entregue. Ela também diz que já passou por alguns problemas pequenos com peças trocadas ou quebradas, mas nenhum desse tipo, com tanta demora na entrega.

“Eu entrei em contato com a empresa através do chat que eles disponibilizam e um atendente me disse que iriam verificar o caso e entravam em contato comigo. Não me procuraram até hoje. Nesta última semana acessei o site e não existe mais nem a opção de entrar no chat. Achei essa situação muito estranha”, explica a consumidora.

Paciente, Jaci diz que se sente prejudicada, porém busca uma explicação por parte da empresa. “Eu só quero que eles me esclareçam e digam o que está acontecendo, qual é o motivo de não efetivarem a entrega no meu endereço. A minha compra foi parcelada em quatro vezes no cartão de crédito, as parcelas estão sendo pagas mesmo assim. Irei em busca dos meus direitos, mas sei que todos os trâmites são demorados, já fui até o PROCON, que me orientou e tomarei todas as providências cabíveis. Caso não dê certo, devo entrar na justiça”, salienta a consumidora.

 

ORIENTAÇÕES – O diretor do Procon de São Carlos, Joner José Nery, orienta para que os consumidores fiquem atentos às ofertas muito atraentes. “Não existe mágica, principalmente para aquelas empresas que cumprem rigorosamente com os impostos. A pessoa, antes de efetuar a compra, deve fazer uma pesquisa a respeito da empresa, pode ser pelo site da Receita Federal ou do Tribunal de Justiça. Se houver algum problema com a empresa, o site deve acusar”.

O Procon de São Carlos disponibiliza uma listagem dos sites que não são aconselháveis de se efetuar compra. “Em nossa página do Facebook também existem essas informações”, salienta.

Ele também informa que todos os sites possuem um cadeado na parte inferior, que mostra a segurança do endereço e da empresa.

No caso dessa consumidora, Jaci, que não recebeu o produto depois de quase três meses, Joner explica que ela deve fazer a reclamação no Procon, que irá notificar a empresa e questionar o motivo do transtorno. “A empresa terá dez dias para se manifestar após receber a notificação”.

Ele observa que até as grandes empresas enfrentam o problema de entrega. “Grandes empresas o consumidor tem mais facilidade de entrar em contato e obter um posicionamento, porque elas têm uma reputação a zelar. Por isso é importante sempre consultar se existe essa empresa física”.

No caso de Jaci, Joner diz que já que o contrato não foi cumprido, ela pode esperar pelo produto ou obter o estorno do dinheiro com juros e correção do valor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x