8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Contratações caem 3,96% em janeiro em São Carlos

Contratações caem 3,96% em janeiro em São Carlos

23/02/2013 12h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Contratações caem 3,96% em janeiro em São Carlos

A economia de São Carlos registrou uma redução de 3,96% no número de contratações de trabalhadores em janeiro de 2013 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No primeiro mês de 2012 foram registradas 3.204 contratações e neste ano o número caiu para 3.077. 

 

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados quinta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A mesma pesquisa revela que houve, ao mesmo tempo, um avanço de 3,63% no número de demissões. Em janeiro deste ano houve 3.192 desligamentos de trabalhos ante 3.080 do ano anterior.

 

INDÚSTRIA NA FRENTE – No primeiro mês do ano o setor de maior destaque na geração de novos postos de trabalho foi a indústria de transformação. Este segmento contratou 684 trabalhadores e corto outros 538, com saldo de 146, com variação positiva de 0,73%. A construção civil 316 contra 230, com saldo de 86 vagas. A administração pública admitiu 96 pessoas e desligou outras 18, com saldo de 78.  Por outro lado, o setor de serviços apresentou saldo negativo de 258 vagas. O comércio também apresentou saldo negativo, com o fechamento de 187 vagas, diferença entre 700 admissões e 887 cortes.

O destaque da indústria na geração de empregos no início de 2013 confirma a aposta do diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ubiraci Moreno Pires Corrêa. Por outro lado, ele afirma que o avanço está aquém do necessário e do esperado. “Na verdade, o empresário do setor fabril não tem ainda confiança no país para investir. Percebo ainda muito pé atrás no setor empresarial. A redução de energia elétrica ainda não foi percebida, pois a nova leitura, com as novas regras, deve acontecer a partir do dia 25 de fevereiro. Mas 33% é uma boa redução. Mas infelizmente já não estou mais otimista como estava até dezembro”, ressalta ele.

 

COMÉRCIO E SERVIÇOS – O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, enfatiza que o momento é complicado. “Os números em geral mostram um momento de muitas expectativas. Ainda não temos um quadro definido. Geralmente o setor de comércio e também o de serviços apresentam números negativos em janeiro por conta das demissões dos trabalhadores contratados de forma temporária. Esperamos que com datas como a Páscoa e o Dia das Mães tenhamos uma reversão neste quadro. Tenho certeza que em dezembro o Caged destacará estes dois setores como os ‘heróis’ da geração de empregos em São Carlos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x