15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar sobe 0,09% após leilão do BC

Dólar sobe 0,09% após leilão do BC

11/04/2012 21h22 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dólar sobe 0,09% após leilão do BC

O dólar teve leve alta ante o real nesta quarta-feira, 11, com uma ligeira piora no cenário externo e depois de o Banco Central voltar a realizar leilão de compra da moeda norte-americana no mercado à vista.

 

O dólar teve ligeira valorização de 0,09%, cotada a 1,8346 real, continuando no maior patamar desde do dia 9 de janeiro deste ano, quando fechou em 1,8347 real. Nesta sessão, variou entre a mínima de 1,8250 real e a máxima de 1,8375 real.

O dólar ampliou um pouco os ganhos perto do fechamento do mercado. Durante a maior parte do dia, com ambiente um pouco melhor e um provável fluxo de entrada de dólares segundo operadores, a moeda havia registrado pequenas quedas ou mantido-se estável ante o real.

“Hoje, foi basicamente o cenário externo. Depois da notícia de que o Banco Central Europeu compraria títulos se necessário, as bolsas subiram e o mercado melhorou”, disse o gerente de câmbio da Fair Corretora, Mário Battistel.

As declarações do membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE) Benoit Coeure conseguiram amenizar as preocupações dos investidores. Ele afirmou nesta quarta-feira que a pressão do mercado sobre a Espanha, por conta da dívida do país, não é justificada e que o BCE pode voltar a comprar títulos.

Antes que a moeda caísse mais por conta de uma melhora no exterior, Battistel acredita que o BC resolveu atuar, realizando um leilão no mercado à vista. “Acredito que o BC atuou em função do fluxo que ele viu, para tirar a liquidez. Ele sabe que a moeda poderia cair no final do dia”, afirmou.

Pouco antes das 15h30, a autoridade monetária anunciou um leilão de compra de dólares à vista, cuja nota de corte ficou em 1,8334 real. O BC não realizava leilões à vista desde a terça-feira da semana passada.

Apesar da possibilidade de ter havido um maior fluxo nesta sessão, na semana passada o Brasil perdeu dólares. Segundo dados do BC, o fluxo cambial -entrada e saída de moeda estrangeira no país- ficou negativo em 396 milhões de dólares na primeira semana de abril.

Para um operador que prefere não ser identificado, o BC realizou um leilão para relembrar o mercado que está atento, mantendo a expectativa de pode voltar a atuar a qualquer momento.

“É mais um efeito de chamar a atenção do mercado, para mostrar que ele está olhando e está atuante”, disse.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x