27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar tem maior nível desde janeiro

Dólar tem maior nível desde janeiro

09/03/2012 22h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dólar tem maior nível desde janeiro

O dólar fechou nesta sexta-feira, 9, no maior nível ante o real desde meados de janeiro, em meio à alta generalizada da moeda no exterior, após dados melhores que o esperado da economia norte-americana, que diminuíram as chances de outra rodada de estímulos por parte do Federal Reserve.

 

A cautela em relação à Grécia também pesou sobre os negócios, mesmo após o país ter tido sucesso num acordo de dívida com credores privados.

A moeda norte-americana fechou em alta de 1,31%, a 1,7850 real na venda, maior nível desde 16 de janeiro, quando fechou a 1,7875 real.

Na semana, o dólar acumulou apreciação de 3,02%.

Ante uma cesta de divisas, a moeda norte-americana saltava mais de 1 por cento, aproximando-se da máxima em 11 meses frente ao iene.

As empresas dos EUA contrataram mais 227 mil trabalhadores no mês passado, informou o Departamento do Trabalho pela manhã, enquanto a taxa de desemprego manteve-se na mínima em três anos, em 8,3%.

Os números somaram-se à lista de dados que destacam a força da economia norte-americana, diminuindo as expectativas de outra injeção de dinheiro no sistema financeiro. Na visão de analistas, essa enxurrada de liquidez é a responsável pela perda de valor do dólar em nível global desde a crise de 2008, e que reacendeu as discussões em torno da guerra cambial.

Nesta sexta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou que o governo agirá no mercado de câmbio para impedir uma valorização excessiva do real que prejudique a indústria brasileira.

As preocupações com a Grécia também ecoaram no mercado, segundo o operador de câmbio da Interbolsa do Brasil, Ovídio Soares.

No final da tarde, o euro acelerava a queda, enquanto as bolsas de valores em Nova York reduziam a alta, após uma associação de do setor de derivativos dizer que a Grécia provocou um evento de crédito ao utilizar uma legislação que força perdas a todos os credores privados.

A notícia veio após o país concluir uma troca de dívida com credores, afastando por ora o risco iminente de um calote desordenado e abrindo caminnho para a liberação de um resgate internacional de 130 bilhões de euros. (Edição de Aluísio Alves)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x