27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Em dia volátil, Bovespa tem leve alta com blue chips

Em dia volátil, Bovespa tem leve alta com blue chips

16/07/2013 21h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Em dia volátil, Bovespa tem leve alta com blue chips

O mercado acionário brasileiro encerrou a volátil sessão desta terça-feira, 16, com ligeira alta, impulsionado principalmente pelos papéis de Petrobras, Vale e Banco do Brasil em uma sessão de baixo giro financeiro.

 

O Ibovespa teve valorização de 0,28 por cento, a 46.869 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 5,13 bilhões de reais, abaixo da média diária recente.

Em um dia fraco em indicadores econômicos, o Ibovespa teve valorização de mais de 1 por cento na máxima e chegou a cair quase 0,7 por cento na mínima dos negócios.

A ação preferencial da Vale avançou 1,86 por cento, após o Itaú BBA ter reiterado recomendação “outperform” para a empresa.

Banco do Brasil foi outro destaque positivo, depois de o Bank of America Merrill Lynch ter elevado a indicação para o papel de “underperform” para “neutra”.

A blue chip Petrobras também colaborou para a alta do Ibovespa: a preferencial subiu 1,35 por cento e a ordinária, 1,56 por cento.

Na outra ponta, registraram queda papéis que tiveram forte valorização na sessão de segunda-feira, como Usiminas e CSN, devolvendo parte da alta conforme investidores optaram por realizar lucros, afirmou o gerente de renda variável da H.Commcor, Ariovaldo Santos.

A ação da CSN também foi afetada pela notícia do jornal O Estado de S. Paulo de que a alemã ThyssenKrupp chegou a um acordo para vender uma fatia da CSA para a empresa brasileira.

Uma fonte na Alemanha disse à Reuters que o negócio envolvendo a CSA não deverá acontecer rapidamente, mas mesmo assim investidores demonstravam temor de que a operação, se confirmada, possa afetar os resultados da CSN.

A alta mais forte do Ibovespa no começo da sessão foi motivada pelo bom desempenho do setor imobiliário, após a divulgação de prévias operacionais de MRV Engenharia e Cyrela Brazil Realty. Os números agradaram analistas e respingaram em outras ações de construtoras, como a da Brookfield Incorporações.

Para o analista Douglas Pinto, da BGC Liquidez, investidores estrangeiros estão se mostrando mais favoráveis ao Brasil em meio aos preços mais baixos dos ativos e a sinais de que a inflação está um pouco mais sob controle.

Em Nova York, os principais índices recuaram, após os índices Dow Jones e Standard & Poor’s 500 terem fechado na máxima histórica na segunda-feira.

As atenções se voltam agora para depoimentos do chairman do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, nesta semana. No plano doméstico, o mercado aguarda a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), na quinta-feira.

No front corporativo, a empresa de aluguel e venda de carros Localiza abre nesta terça-feira a temporada de resultados de empresas do Ibovespa.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x