2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Empresas avaliam candidato através de redes sociais

Empresas avaliam candidato através de redes sociais

29/06/2012 12h30 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Empresas avaliam candidato através de redes sociais

Com o grande crescimento das redes sócias e seus usuários, algumas empresas estão de olho nos perfis dos candidatos. Com mais de 45 milhões de usuários de internet no Brasil, a grande maioria possui um perfil em alguma rede social da moda.

As empresas estão de olho em quais grupos os candidatos participam, quais suas preferências – seja ela política, religiosa ou qualquer outra – ou até lugares que o candidato costuma frequentar.

Adilson Fraga é jornalista e dono de um blog e um microblog, considerado polêmico por alguns, que expõe suas idéias políticas e opiniões sobre coisas do seu cotidiano. O jornalista, que está desempregado, diz não saber se esse é o fato de não estar trabalhando atualmente. “Geralmente as pessoas que lêem são meus amigos, até porque o perfil é trancado. Não posso avaliar se é por isso, mas o que eu vejo em reportagens é que os empregadores vêem o seu perfil, e isso acaba influenciando”, declara Fraga que completa dizendo que nunca recebeu ameaças ou processos pelo que escreve na internet.

Para o jornalista, essa pesquisa na rede social é uma outra maneira do empregador conhecer quem ele está contratando. “O recrutador não vai falar isso para você, pois acontece de uma forma velada. É uma forma do empregador te conhecer de uma outra maneira”, opinou Fraga.  

A assistente de recursos humanos de uma empresa especializada em RH, Roberta Izzo Giampá, explica que o as empresas solicitam o perfil do candidato e, após isso, é feita uma triagem na internet para encontrar o perfil do profissional solicitado. “Eles não dizem em quais locais nós temos que procurar. Geralmente a empresa nos passa o perfil e nós fazemos uma busca em sites específicos procurando esse profissional. Tem também o network, que todo mundo conhece ou tem algum contato a indicar”.

Para cargos de liderança, como o de gerente, os perfis mais procurados pelas empresas está naquele profissional que cursa ensino superior. “Geralmente a empresa pede pessoas que estão cursando ensino superior. Não precisa ter concluído, pode estar no primeiro ano, mas precisa pelo menos estar cursando”, explicou Roberta.

Em sites na internet é possível encontrar dicas para manter um bom perfil em uma rede social A grande maioria aconselha a deixar claro que o candidato tem uma boa formação acadêmica, mostrar que é culto – principalmente gosta de ler e fala línguas – e entrar em comunidades que levantem bandeiras sociais e ecológicas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x