12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > G7 discute avanço em união fiscal na EU

G7 discute avanço em união fiscal na EU

05/06/2012 17h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
G7 discute avanço em união fiscal na EU

Ministros das Finanças do grupo das sete principais economias discutiram avanços na direção de uma união financeira e fiscal na Europa, informou nesta terça-feira, 5, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, depois que autoridades de finanças do G7 realizaram uma teleconferência de emergência sobre a crise da dívida da zona do euro.

 

“Os ministros e presidentes de bancos centrais do G7 revisaram os avanços na economia global e nos mercados financeiros e a resposta política está sob consideração”, disse o Tesouro em um comunicado.

O órgão norte-americano não deu mais detalhes sobre se um consenso está emergindo entre os líderes europeus para um plano de ação específico, ou se o G7 considera uma resposta conjunta à crise na Europa, que aumentou com bancos espanhóis em dificuldades ameaçando o sistema financeiro global.

No entanto, o ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, afirmou que autoridades de Finanças do G7 concordaram na teleconferência em trabalhar juntos para lidar com os problemas que afetam Espanha e Grécia.

O dirigente asiático reforçou ainda a seus parceiros do G7 que o Japão está preocupado com o impacto da alta da moeda nacional e das quedas nos preços das ações japonesas.

Em meio às preocupações de que a crise da dívida na Europa poderia colocar em risco a recuperação dos EUA, a administração norte-americana afirmou, por sua vez, que a União Europeia precisa adotar novas medidas para convencer os mercados de que tem feito o suficiente para enfrentar seus problemas financeiros.

O Tesouro dos EUA afirmou ainda que os ministros das Finanças concordaram em fiscalizar mais de perto os desdobramentos antes da reunião do G20 nos próximos dias 18 e 19, no México.

“Acho que, obviamente, os problemas da Europa cabem primeiro à Europa resolver, mas vivemos claramente em um mundo interdependente e a perspectiva da economia global é impactada pela Europa”, avaliou o secretário adjunto para Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro norte-americano, Mark Sobel, durante evento em Washington.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x