27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Governo reduz a zero Imposto de Importação do feijão

Governo reduz a zero Imposto de Importação do feijão

24/06/2013 17h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Governo reduz a zero Imposto de Importação do feijão

O governo anunciou nesta terça-feira, 24, a redução de 10 por cento para zero do Imposto de Importação de vários tipos de feijão, com o objetivo de conter a alta dos preços do produto no mercado interno, em mais um esforço para controlar a inflação.

 

“A redução da alíquota tem o objetivo de facilitar a compra externa, aumentar a oferta de feijão no mercado brasileiro e reduzir o preço do produto, já que houve queda da produção nacional e ainda não há perspectivas de aumento da oferta doméstica”, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em comunicado.

A medida é temporária e entra em vigor na terça-feira com a publicação no Diário Oficial da União, vigorando até 30 de novembro deste ano.

O comunicado informa que a redução aplica-se ao feijão preto classificado com o código 0713.33.19 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e de outros tipos de feijão, que não branco, com o código NCM 0713.33.99.

Em maio, os preços do feijão carioca e do feijão preto avançaram 7,23 e 2,78 por cento respectivamente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulando no ano até o mês passado alta de 44,17 e 7,24 por cento.

Nos 12 meses encerrados em maio, o IPCA acumulou alta de 6,50 por cento, exatamente no teto da meta do governo. Mas em meados do mês, o acumulado da inflação aumentou ainda mais. O IPCA-15, divulgado na última sexta-feira, mostrou o acumulado em 12 meses em 6,67 por cento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x