5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Habitação leva ao Estado área de 90 mil m² para moradia popular

Habitação leva ao Estado área de 90 mil m² para moradia popular

05/02/2013 10h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Habitação leva ao Estado área de 90 mil m² para moradia popular

Em São Carlos, duas áreas de aproximadamente 90 mil m² ao todo estão no projeto que o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco Vilela Braga, pretende apresentar ao governo de estado para a construção de residências sociais junto ao CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e no programa Casa Paulista destinados a servidores públicos estaduais adquirir a casa própria.  

 

De acordo com Braga, as áreas distintas de 50 e 60 mil m² na área urbana da cidade que já tem infraestrutura instalada.

O déficit maior na cidade é de moradias para atender famílias de 1 a 3 salários mínimos como afirmou o secretário. Contudo, ele disse que está cruzando os dados entre os inscritos na Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) e o programa federal Minha Casa, Minha Vida para identificar o número exato de famílias que poderiam ser contempladas com o programa de habitação social.

Braga não quis arriscar divulgar números já que depende da aprovação do CDHU, por exemplo, para definir que tipo de moradia será construída. “Ainda não temos a definição se seria casa ou prédio como o conjunto habitacional como o que já existe na Vila Isabel”, disse.

O CDHU de São Carlos foi inaugurado a primeira parte em 2002 entregue em setembro e a segunda em dezembro de 2003. Ambas as etapas tem três condomínios. Cada bloco é constituído por 32 unidades habitacionais que juntas somam 448 unidades.

O secretário afirmou que pretende ampliar o número de casas populares em áreas que já tenham infraestrutura de água, esgoto e eletricidade para evitar ter que construir todo esse o arsenal urbanístico que encarece o projeto.  

Sem antever números, o secretário não tem nesse momento metas estabelecidas para ampliar o número de casas populares na cidade. “Não vou falar em 2 mil e só conseguir entregar 500. Todo processo depende da economia e da disponibilidade de linhas de crédito dos programas habitacionais do Estado e da União”, disse. Ele acrescentou que os projetos já estabelecidos pelo governo anterior serão mantidos.

O governo do Estado prevê atingir através do Programa Casa Paulista atingir 40 mil operações no período de 2012 a 2015, destinando para o programa recursos da ordem de R$ 640 milhões, provenientes do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS).

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x