2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Horário de verão estimula menos consumo e mais lazer

Horário de verão estimula menos consumo e mais lazer

10/10/2012 12h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Horário de verão estimula menos consumo e mais lazer

O horário de verão começa no próximo dia 21 de outubro, que corresponde ao terceiro domingo do mês, com dias mais longos e o intuito de aproveitar mais a luz do dia, economizando consideravelmente o consumo de energia elétrica nas residências e empresas.

 

Para a clínica geral, Juliana Juliane, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, a entrada do horário de verão não altera o sistema biológico do organismo. O que pode ocorrer na primeira semana é sensação de moleza por causa do processo de adaptação a nova rotina. Como dica, a médica recomenda seguir a rotina diária como dormir e se alimentar, de acordo com o novo horário.

Após a fase de adaptação, o corpo passa a sentir mais disposição para aproveitar os benefícios do dia mais longo, como a prática de atividades físicas.

Nos últimos anos, a redução média da demanda tem se situado em torno de 5%, nas regiões onde foi aplicada a medida. As análises também demonstram que essa redução da demanda tem evitado novos investimentos da ordem de R$ 2 bilhões a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia.

 

PRIMAVERA/VERÃO – O que ocorre neste período é a influência da distância entre o sol e a Terra na luminosidade do hemisfério, ou seja, o instante em que a órbita aparente do sol cruza o plano do equador, a duração do dia é igual ao da noite. Isto aconteceu no último dia 22 de setembro às 11h49, dando início a primavera. A partir daí até o verão começa os dias ficarem maiores do que as noites, chegando ao máximo no primeiro dia do verão. 

Na opinião do meteorologista do Instituto de Pesquisa Meteorológicas (Ipmet), José Carlos Figueiredo, o adiantamento em uma hora deveria ser feito no inverno. “Se o objetivo for economia de energia, pois como as noites são mais longas do que os dias, antes de escurecer as pessoas estariam em suas casas e as empresas economizariam energia. No verão se manteria o horário normal, aproveitando assim a iluminação natural”, comenta.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração, no Brasil.

No caso brasileiro, a definição da abrangência e do período de vigência é importante porque as avaliações técnicas elaboradas pelos órgãos responsáveis sempre recomendaram a adoção da medida apenas em parte do território, com a finalidade de obter o seu melhor aproveitamento.

A partir de 2008, o decreto 6.558 fixou esse período de vigência e a área de abrangência do horário de verão para todos os anos, doravante, iniciando-se sempre no terceiro domingo de outubro, e encerrando-se no terceiro domingo de fevereiro do ano subseqüente, em exceção de anos em que o terceiro domingo de fevereiro coincide com o carnaval, abrangendo as regiões sul, sudeste e centro oeste.

O horário de verão 2012/2013 terminará no dia 17 de fevereiro do próximo ano, exatamente à zero do terceiro domingo de fevereiro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x