27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ibovespa fecha em alta, acima dos 47 mil pontos

Ibovespa fecha em alta, acima dos 47 mil pontos

17/07/2013 21h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ibovespa fecha em alta, acima dos 47 mil pontos

O mercado acionário brasileiro fechou o pregão desta quarta-feira, 17, em alta, após o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmar que a data para a redução do programa de estímulo do banco central norte-americano não é tida como certa.

 

O Ibovespa – que reúne as principais ações locais – subiu pela terceira sessão consecutiva, registrando alta de 1,15 por cento, a 47.407 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,34 bilhões de reais.

Embora tenha mantido o cronograma detalhado no mês passado de que o Fed, banco central dos Estados Unidos, vai suspender as compras de títulos para estimular a economia até meados de 2014, Bernanke deixou aberta a possibilidade de adiar a redução do programa de estímulo dependendo do cenário econômico.

O programa do Fed tem sustentado o apetite por risco e os fluxos de capital para países emergentes.

“As declarações sustentam ações ligadas a commodities e petróleo, e papéis que estão descontados e até com posições vendidas”, afirmou o analista Felipe Rocha, da Omar Camargo Corretora.

Em reação ao pronunciamento, os principais índices das bolsas americanas fecharam em leve alta, com o Standard & Poor’s 500 avançando 0,28 por cento.

No Brasil, as blue chips contribuíram para levantar o Ibovespa, depois de já terem sido os destaques positivos do pregão anterior. A preferencial da Petrobras subiu 1,97 por cento e a da Vale avançou 1,04 por cento.

Papéis de siderurgia, como os da Usiminas, foram outras contribuições positivas, após autoridades da China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, afirmarem que não deixarão o crescimento econômico cair muito.

“Os preços de metais estão em alta devido ao cenário para o crescimento da China depois das declarações do governo, e também estamos corrigindo alguns exageros recentes do mercado”, afirmou o operador de renda variável Luiz Roberto Monteiro, da Renascença Corretora.

Ações do setor imobiliário voltaram a subir, com destaque para PDG Realty, após prévias operacionais positivas de empresas do setor.

Os papéis da Gol também subiram, após dados de tráfego anunciados pela companhia aérea na noite da véspera.

Na outra ponta, Cielo foi a principal influência negativa sobre o Ibovespa. O Barclays iniciou sua cobertura do papel com recomendação “equal weight” (desempenho em linha com o mercado), citando a possibilidade de aumento da competição e potenciais mudanças regulatórias para o setor de cartões.

A Cia Hering teve forte queda, antes da divulgação do resultado do segundo trimestre da varejista de vestuário, prevista para após o fechamento do pregão.

 

O mercado doméstico volta agora as atenções para a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O BC divulga na manhã de quinta-feira o documento com os detalhes da reunião da semana passada, quando decidiu elevar a Selic em 0,5 ponto percentual, para 8,5 por cento ao ano, mantendo o ritmo de aperto monetário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x