27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Imobiliárias se preparam para chegada de estudantes

Imobiliárias se preparam para chegada de estudantes

26/01/2013 11h31 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Imobiliárias se preparam para chegada de estudantes

Imobiliárias da cidade já se preparam para a chegada de estudantes às universidades públicas. A expectativa do setor de locação é de que aumentem em 100% os imóveis alugados em relação ao mesmo período do ano passado. Como em toda cidade universitária, o começo do ano é uma época lucrativa para o mercado imobiliário que aproveita a oferta de imóveis para a vinda de novos estudantes.

Com o mercado imobiliário aquecido, São Carlos possui um valor mais alto de aluguel da região. Porém com o custo maior, aumenta-se também a exigência dos locatários, como vagas na garagem, armário embutidos, elevadores, porteiro entre outros.

Há muita variedade de imóveis para locação, alternando em tamanho, localização e preços. Por isso as estratégias para conquistar o cliente são bem planejadas desde já.

O gerente de locação da Imobiliária Valor, Elves Peterson, diz que a expectativa é de 100% a mais na procura de locação para os próximos meses e o efetivo de funcionários já foi reforçado para atender a demanda.

“A oferta de imóveis nos últimos cinco anos triplicou na cidade com a instalação de muitos investidores do setor. Isto propiciou ao mercado a valorização dos imóveis e locatários”, comenta Peterson.

Com base na lista de chamada e matrícula das universidades, as imobiliárias conseguem organizar os catálogos de locações e a demanda de clientes.

A concorrência entre as imobiliárias também é outro fator que deixa o mercado aquecido. Para se diferenciar e conquistar mais clientes, o alvo está no atendimento personalizado, com plantões, brindes e o serviço de leva-e-traz para visitas.

Como o preço do imóvel é negociado com o proprietário, os valores repassados para o locatário pelas imobiliárias não variam de uma para outra. Por isso, a escolha de contrato fica na preferência do cliente.

O perfil dos locatários vem mudando muito ao longo dos anos. Muitos já não preferem dividir grandes casas para formar as conhecidas “repúblicas”. Atualmente, a grande maioria das locações é de quitinetes e apartamentos para acomodar um ou dois estudantes.

A gerente de locação da Imobiliária Cardinali, Priscila Rodrigues Maestro, explica que na hora da locação o perfil do locatário precisa ser levado em consideração no momento da pesquisa, para que a necessidade seja atendida rapidamente.

“Ultimamente os apartamentos de um dormitório são os mais procurados e o valor desejado, em média, do aluguel deve ficar em R$ 660, além de outras despesas, como condomínio”, comenta Maestro.

Há também a percepção de diferenças de perfil entre alunos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), variando também por área de estudos, como por exemplo, alunos de exatas e humanas.

A área central e a dos bairros próximos às universidade são as mais procuradas, porém já estão ficando saturadas e de difícil locação. Os estudantes que preferem estas áreas normalmente são aqueles que não possuem carro e precisam de um meio facilitado para locomoção.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x