São Paulo

Indústria acumula perda de 1,7% em 2 meses de quedas na produção, revela IBGE

Wilson Dias/Agência Brasil

Daniela Amorim/AE

O recuo de 1,2% na produção da indústria de São Paulo em outubro ante setembro foi o segundo mês seguido de quedas, período em que acumulou uma perda de 1,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria de São Paulo, maior parque fabril do País, operava em outubro em patamar 1,5% abaixo do registrado no pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e ainda 22,8% aquém do pico histórico de produção alcançado em março de 2011.

Na passagem de setembro para outubro, o recuo na indústria paulista foi puxado pelos setores de derivados do petróleo e de alimentos.

A produção paulista exerceu a principal influência negativa sobre o total nacional no período, seguida pela indústria do Rio Grande do Sul (-5,7% em outubro, após ganho acumulado de 10,8% em três meses consecutivos de crescimento na produção).

O maior impacto positivo partiu do avanço de 4,1% no Rio de Janeiro, eliminando parte da perda de 6,0% acumulada nos dois meses anteriores. A segunda maior contribuição positiva partiu do avanço de 2,1% em Minas Gerais, terceira taxa positiva consecutiva, com ganho de 3,5% acumulado no período.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Cesta Básica
São Paulo teve os valores mais altos, enquanto Aracaju, os mais baixos
Há 53 minutos
Tarifa Zero
Segundo ministro Jader Filho, modelo atual de transporte público está esgotado
Há 12 horas
SELIC
Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos
Há 15 horas