4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Indústria prevê falta de qualificação profissional

Indústria prevê falta de qualificação profissional

30/04/2013 22h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Indústria prevê falta de qualificação profissional

Mesmo com o crescimento fraco da economia, as estatísticas apontam crescimento na contratação de profissionais na área da indústria. Até dezembro de 2015, 1,1 milhão de vagas serão abertas para profissionais de nível técnico e de média qualificação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em São Carlos ainda não é sentido tanto falta de mão de obra qualificada.

 

Segundo o diretor regional do Ciesp, Ubiraci Moreno Pires Corrêa, ainda não há uma situação desesperadora de falta de mão de obra qualificada, mas já é possível prever a falta. Para ele, o principal motivo da falta desta mão de obra qualificada, é que a juventude de hoje está preferindo trabalhar com áreas de humanas e não área de exatas. “Hoje o mercado tem uma super oferta de advogados, administradores, jornalistas, marketing, e falta engenheiros, técnicos, alunos do Senai, entre outros”.

Ele comenta que este não é um cenário apenas de São Carlos, mas sim de todo o Brasil.

“Outro ponto importante, é que as famílias têm sistematicamente diminuído o número de filhos e assim de profissionais que entram no mercado. Não tem nada haver com aumento do número de empregos e sim com a diminuição do número de pessoas economicamente ativas que entram no mercado de trabalho”.

Ele conta que indústrias formam seus profissionais diante das necessidades apresentadas no mercado através da ajuda do Sesi e do Senai.  “As empresas contratam cursos de soldadores, motoristas de empilhadeiras, montadores e tantos outros cargos técnicos que estão em falta”.

O Ciesp auxilia seus associados nessa contratação. “O Ciesp traz cursos dessas áreas para serem ministrados em São Carlos e negocia junto à diretoria do Sesi e Senai a alteração da carga horária e dos conteúdos dos cursos oferecidos em nossas escolas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
gerson oliveira
gerson oliveira
10 anos atrás

La fora não existe politica de cargos e salario porem todo profissional é valorizado e promovido em cargo e salario porque esta é a cultura. Aqui no Brasil se não tem esta cultura e ainda querem tirar a politica de cargo e salario ! então não existe motivação nenhuma para ninguém se especializar ainda mais sabendo que a cultura aqui é exploratória e degradante, ou seja, vão te pagar pouco pra ser especialista e nunca vai ser reconhecido e promovido em cargo e salario ! ACORDA BRASIL !!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x