3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Intervenção do BC faz dólar subir 0,56%

Intervenção do BC faz dólar subir 0,56%

05/10/2012 22h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Intervenção do BC faz dólar subir 0,56%

O dólar fechou em alta ante o real nesta sexta-feira, 5, após uma intervenção do Banco Central, que se mostrou mais uma vez determinado a impedir que a moeda norte-americana caia abaixo de 2 reais.

 

O dólar subiu 0,56 por cento para 2,0304 reais na venda. Foi a maior alta desde o dia 17 de setembro, quando avançou 0,94 por cento também após uma intervenção do BC – até então a última feita pela autoridade monetária.

Durante o dia, a moeda oscilou entre 2,0161 reais e 2,0330 reais. Na semana, teve valorização de 0,12 por cento frente ao real.

O BC vendeu 25.800 dos 50.000 contratos de swap cambial reverso que haviam sido ofertados em leilão realizado pela manhã. A operação, que equivale a uma compra de dólares no mercado futuro, movimentou 1,288 bilhão de dólares.

“A moeda deve continuar no patamar atual, o BC tem mantido a moeda acima de 2 reais”, disse o gerente de câmbio da Fair Corretora, Mario Battistel. “O mercado pode até tentar voltar a derrubar devagarinho o dólar mais para frente, mas o BC já mostrou a cara e vai atuar sempre que achar necessário.”

Já havia a expectativa no mercado de que o BC pudesse fazer um leilão nesta sexta-feira. Desde o início da semana até a véspera, o dólar tinha recuado 0,44 por cento frente ao real, fechando na quinta-feira abaixo de 2,02 reais pela primeira vez desde 14 de setembro.

No início do pregão, o dólar era ligeiramente pressionado para baixo pela melhora do humor do investidor, que buscava ativos de maior risco após dados mostrarem que a taxa de desemprego dos Estados Unidos recuou para o menor nível em quase quatro anos.

“Com a moeda abaixo de 2,02 reais, já é quase certeza que ele (o BC) vai entrar no mercado. Os discursos de Dilma e Mantega também já deixaram claro que eles não vão permitir uma queda maior do dólar”, disse Battistel.

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vêm criticando sistematicamente as ações de estímulo monetário tomadas por bancos centrais de países desenvolvidos, afirmando que tais medidas podem reduzir o valor do dólar e prejudicar exportadores brasileiros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x