18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Metalúrgicos negociam com Fiesp e Tecumseh

Metalúrgicos negociam com Fiesp e Tecumseh

24/08/2013 12h11 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Metalúrgicos negociam com Fiesp e Tecumseh

Com o acordo coletivo 2013-2014 já definido com a Volkswagen e com a Electrolux, a expectativa da categoria fica para as negociações da pauta de reivindicações com a Tecumseh, que emprega cerca de 3.500 trabalhadores e com as pequenas e médias empresas, cujas tratativas estão sendo feitas na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista.

Na Tecumseh está em andamento uma negociação direta entre a direção da companhia e o comando do sindicato porque está em pauta também o plano de cargos e salários, assim como foi feito na Electrolux.

Na Volkswagen os mais de 00 trabalhadores conquistaram a reposição do INPC de 12 meses mais 2,8% de aumento real.

Na Electrolux houve a reposição do INPC de 12 meses mais 2% de Aumento Real. Este aumetno poderá ser  ser maior, devido a construção do acordo do plano de cargos e salários.

 A negociação da Campanha Salarial dos metalúrgicos da CUT iniciou no dia 1º de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro e neste ano serão negociadas com as bancadas patronais as clausulas econômicas e sociais. As principais reivindicações são a reposição integral da inflação, o aumento real no salário, a valorização nos pisos salariais, a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e  a ampliação e unificação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.

Estão em campanha os trabalhadores em Fundição; Estamparia; Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).

 

PRÓXIMAS RODADAS

Sindicato cobra, dos patrões, avanço nas negociações

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Erick Silva, explicou que a FEM (Federação Estadual dos Metalúrgicos)-CUT/SP  cobrou das bancadas patronais o compromisso de avançar nas reivindicações e disse que a ideia é concluir as negociações da Campanha Salarial do ramo metalúrgico no Estado de São Paulo com todos os grupos patronais até o dia 3 de setembro. “O Sindicato já está mobilizando a base com assembleias e plenárias e se caso não houver acordos com os grupos patronais, paralisações e protestos serão realizados”.

Demais empresas na base – negociação com as bancadas patronais em São Paulo e FEM-CUT/SP. A prioridade das negociações é fechar as convenções com os grupos patronais e FEM/CUT, e o Sindicato investirá na negociação e mobilização para a construção desses entendimentos.

Segundo Erick espera que haja acordo. “No ano passado houve endurecimento das bancadas patronais e foram necessários protestos e greves, esperamos que nesse ano haja entendimento, porém se perdurar essa postura patronal na negociação estadual, temos bons caminhos e respeito com a bancada patronal ligada ao CIESP em São Carlos, a partir de onde foi possível construir mais de 200 acordos no ano passado”, explica Erick Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região

 

 

Próximas rodadas de negociação

26/08(2ª feira) 14h30  GRUPO 2

27/08(3ªFeira) 10H     GRUPO 8

29/08(5ªFeira) 10h      GRUPO 3

29/08(5ªFeira) 14h30  GRUPO 2

30/08(6ªFeira) 10h      FUNDIÇÃO

03/09(3ªFeira) 10h      GRUPO 8   

03/09(3ªFeira) 14h30  GRUPO 2

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x