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Mídias sociais: como usá-las corretamente e destacar sua empresa?

06/08/2013 16h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mídias sociais: como usá-las corretamente e destacar sua empresa?

A internet está ao alcance de todos e é uma ferramenta eficiente e barata para divulgar os micro e pequenos negócios. Estar em um ambiente digital, principalmente em páginas de relacionamento como Facebook, Twitter e Instagram, pode ser uma poderosa forma das empresas aparecerem, aproximar-se dos clientes e ainda conquistarem novos.

 

As redes sociais influenciam no comportamento da população, encurtam distâncias, conectam pessoas rapidamente e em larga escala e disseminam opiniões de forma amplificada. Mas, para garantir o sucesso da estratégia, o empresário precisa evitar deslizes. O risco está no mau uso que pode prejudicar a imagem da marca. Antes de criar uma página o empreendedor precisa pensar: Quem vai alimentar o conteúdo? Tem gente na equipe qualificada para fazer esse serviço?

Bruno Caetano, diretor superintende do Sebrae-SP diz que para um resultado eficiente na web é preciso ter alguém com tato e agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura para responder rapidamente críticas e reclamações. A empresa deve entrar de forma profissional, o contrario irá prejudicar sua imagem.

“Essas mídias exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer respostas rápidas. Ele não pode sentir que está falando sozinho. Caso isso aconteça, o recurso volta contra o empreendimento que passará a ser alvo de críticas que se espalham na velocidade do mundo virtual. A empresa deve ouvir as demandas e ter agilidade para tomar providências”, orienta Caetano.

 

Sucesso nas redes

·         Antes de entrar nas redes sociais, conheça as ferramentas e o público que deseja se comunicar;

·         Trace metas ligadas ao negócio e a essas mídias;

·         Estabeleça a mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso ter coerência na comunicação. O estabelecimento é conservador. Ok! Siga essa mesma linguagem na web.

·         O trabalho é contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da forma quanto do conteúdo;

·         Desperte a atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua empresa vende e também sobre o universo que ela pertence, como bem-estar, viagens, gastronomia e vestuário;

·         Destaque os lançamentos;

·         Fale sobre tendências;

·         Proponha enquetes e emita opiniões;

·         Compartilhar vídeos que faça parte do universo do seu freguês.

·         Desperte a vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral;

·         Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC.

·         Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação do seu produto;

 

Erros

·         Falar mal da concorrência;

·         Não ouvir o cliente;

·         Deixar o perfil às moscas, sem atualização;

·         Não acompanhar o que as outras empresas estão fazendo;

·         Sair compartilhando, dando RT ou respondendo questionamentos antes de entender a atmosfera da mensagem;

·         Escrever qualquer coisa sem revisão;

·         Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo;

·         Deixar de observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais;

·         Transformar a fanpage do seu negócio em um gigante catálogo digital. É mais interessante uma loja que dá dicas de como se vestir do que aquela que só posta fotos da nova coleção, por exemplo;

·         Comentar sobre política e religião;

·         Ficar preso ao número de seguidores. Ter muita gente fora do público-alvo não vai trazer mais negócios à empresa.

·         Misturar a página da empresa com a pessoal;

·         Transformar o espaço em um bate boca aberto a todos. O aconselhado é sempre levar a reclamação ou discussão para uma conversa fechada por e-mail ou telefone.

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