15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Preço do leite deve manter em alta até final deste mês

Preço do leite deve manter em alta até final deste mês

17/08/2013 13h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Preço do leite deve manter em alta até final deste mês

O preço do leite está em alta, e a expectativa é que continue até o final deste mês. No acumulado deste ano (de janeiro a junho), a alta é de 27,45%. A reportagem do Jornal Primeira Página pesquisou o preço do produto em cinco supermercados e a variação de preços entre os estabelecimentos chegou a atingir os R$ 0,54.

O gerente do departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercado (APAS), Rodrigo Mariano, explica que a alta no preço do leite está diretamente relacionada à redução da oferta do produto no mercado interno, uma vez que as baixas temperaturas em algumas regiões, além da estiagem em outras, provoca uma redução na disponibilidade de pasto e, assim, a alimentação dos animais é prejudicada. Por este motivo, há uma redução na produção de leite.

 “O produto tende a ficar mais barato nas primeiras semanas de setembro, quando termina a entressafra, comportado que vem ocorrendo nos últimos cinco anos”

O aposentado José Vieira de Melo, de 73 anos, comenta que quando os preços aumentam significativamente, opta pelo produto mais barato, entre as opções de qualidade que conhece e confia. “No aperto recorro às marcas mais em conta, pois junto ao restante das compras a diferença se torna maior. É preciso economizar e valorizar o dinheiro”.

Mariano afirma que diante da concorrência inserida no setor de leite, as empresas praticam livremente seus preços, de acordo com a oferta e demanda e, deste modo, os preços são definidos por cada uma das empresas. Outro fator está relacionado aos investimentos em tecnologia, inovação, pesquisas e desenvolvimento.

“Ou seja, quanto maior o nível destes investimentos, maior tende a ser qualidade do produto e, consequentemente, isso se reflete nos preços”, relata o gerente.

Diante da alta no preço do leite, a tendência é que o preço dos derivados também seja elevado.

A secretária Ana Maria Vigatto Vieira, de 43 anos, tem a preferência por leite de saquinho e também percebeu um aumento de aproximadamente R$ 0,30 no preço produto. Mesmo assim, não deixa de optar pela marca mesmo havendo opções mais baratas. “Eu prezo pela qualidade do produto, e são poucas as opções que eu confio, por isso mantenho sempre a mesma marca mesmo sendo às vezes a mais cara”.

O representante da APAS dá a dica. “Nos períodos de preços em elevação, os consumidores devem pesquisar mais os preços dos produtos, a fim de buscar ofertas, promoções ou até mesmo preços diferenciados entre os diversos produtos disponíveis à venda”, conclui.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x