25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Sebrae e USP realizam encontro com empresários

Sebrae e USP realizam encontro com empresários

08/09/2012 13h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sebrae e USP realizam encontro com empresários

“Empresários que aprendem com empresários, que ouvem exemplos e a trajetória de um igual, reconhecendo situações, momentos de superação…”. Assim, Fábio Bonassi, gerente regional do Sebrae, resume um dos objetivos do Café com Empresários: histórias de empreendedorismo. A 4ª edição do evento será no dia 11, às 19 horas, na Associação Comercial de São Carlos (ACISC), uma das apoiadoras do encontro.

Outro objetivo do Café é o de “costurar uma relação entre os atores”, tais como empresários e pesquisadores, na tentativa de criar uma “sinergia entre eles”, diz Bonassi. Segundo o gerente, tecer a relação e aproximação desses atores é um dos grandes desafios da cidade. “O evento também serve para divulgar o fato de que há 10 anos a USP tem um grupo de estudos em empreeendedorismo, o GEOPE, que produziu várias pesquisas sobre o assunto”, explica Bonassi.

Juntamente com a USP e o Sebrae, o Grupo de Estudos Organizacionais da Pequena Empresa (GEOPE) é realizador do Café, que será composto de duas palestras: uma com Suzana Beatriz Flores Barbano, outra com Adílson Martins de Oliveira, empresários da cidade. A primeira do ramo de farmácia de manipulação, o segundo da cadeia de construção civil. “Nas outras edições tivemos a participação de confecções, indústria de equipamentos para supermercado, distribuidora de alimentos. Toda pequena empresa tem histórias interessantes para contar”, diz Bonassi.

 

Políticas Públicas

Questionado sobre quais desafios a próxima administração municipal enfrentaria quanto ao incentivo ao empreendedorismo, Bonassi respondeu: “Implantar para valer a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”. Enquanto o Empreendedor Individual já é política pública vitoriosa, afirma o gerente do Sebrae, a Lei Geral foi implementada em poucas cidades de São Paulo. Esta lei busca criar mecanismo para incentivar o empreendedorismo no município. Por exemplo, através da educação empreendedora nas escolas: “Existem metodologias, do Sebrae e de outros grupos, para ensinar empreendedorismo em cada etapa do ensino, do fundamental ao superior. Um segundo aspecto que a implantação da lei poderia ajudar é na criação de algo como a sala do empreendedor, que serviria para desembaraçar os alvarás, diminuir o tempo da expedição deles, por exemplo”, explica Bonassi.

Além de São Carlos, as cidades da região que aprovaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foram Descalvado, Porto Ferreira, Pirassununga, Leme, Araras, Rio Claro, Cordeirópolis, Sta Gertrudes e Torrinha. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x