27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Segmentos de moda em São Carlos têm público assíduo

Segmentos de moda em São Carlos têm público assíduo

29/03/2013 17h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Segmentos de moda em São Carlos têm público assíduo

Há tempos a moda dita tendências de época e influencia no comportamento das pessoas. Assim os indivíduos de uma sociedade buscam em roupas e acessórios expressar seus gostos e estilo próprio que marcam sua personalidade em diversos grupos.

 

Em São Carlos é possível encontrar diversas lojas especializadas em três grandes segmentos, o rock, o country e o militar com grande público de adeptos.

De acordo com o sociólogo Edmundo Alves de Oliveira, ao longo da história, as pessoas passaram a se dividir em tribos para se relacionar melhor com outros indivíduos que compartilhavam dos mesmos gosto e comportamentos.

A necessidade de criar tribos surgiu após a identidade que isso representava às pessoas com as mesmas características. O gosto por determinado segmento pode nascer da personalidade, influência ou indução midiática.

A jovem Jéssica Aiello, de 21 anos, é praticante da moda country e considera um segmento de elegante e casual. Sua influência vem desde criança por conta do pai e a convivência em fazendas e com animais, em especial de cavalos. Atualmente a competidora de Três Tambores se veste diariamente com camisa, bota e cinto e às vezes, chapéu.

“Gosto de roupas country, tenho várias peças e acessórios no guarda-roupa, sempre que há um evento especial vou até a loja ver as novidades para comprar”, comenta.

A atendente Caroline Fernanda Grippa, da loja Selaria Semifoque, especializada no segmento country, comenta que o público é extenso e fiel, não apenas da cidade, mas também região.

“Tanto nos setores de roupas, calçados e acessórios, quanto artigos para montaria, a loja possui clientes assíduos que sempre procuram novidades para se manterem atualizados”, diz Grippa.

Na moda rock, a loja Companhia do Rock oferece, além de camisetas e bonés, muitos outros acessórios como correntes, pulseiras e calçados, além de bandeiras de bandas e CDs.

A sócia-proprietária, Adriana Brochine, comenta que grande parte dos clientes é de crianças e adolescentes que por gosto das músicas e bandas, passam a se vestir a caráter, ou também influência dos pais.

Em contrapartida, os adultos que viveram nas épocas de auge do rock também não deixaram de curtir e se vestir na moda. Este é o exemplo do músico Luís Carlos Contiero, de 56 anos, que desde muito jovem foi integrante do movimento rock e com toda a influência musical, passou a vida inteira se vestindo assim. “A moda rock representa uma era de atitude e liberdade musical e no comportamento das pessoas. É um estilo forte e personalidade”, comenta.

Outro segmento na lista de comércio é a moda militar de roupas camufladas, coturnos, boinas e bonés, além de acessórios como mochilas, redes para acampar.

O auxiliar técnico Paulo Gaudêncio, de 25 anos, é filho de um ex-cabo da Marinha e possui outros parentes na carreira militar e com toda a influência sofrida na infância, desenvolveu um gosto muito particular pelo segmento.“A moda é diferente e mostra muito estilo próprio. Gosto desta identidade pessoal”, ressalta.

A loja Olivatto’s Magazine é especializada em roupas e artigos militares e possui muitos seguidores. “Além dos próprios militares, outras pessoas gostam da moda, a procura aumenta quando a moda aparece em novelas e filmes”, comenta o casal Guiomar Olivatto e Waldomiro Pinto, sócio-proprietários.

Olivatto também explica que não faz parte da moda militar as insígnias como brasões e brevês, pois estes artigos caracterizam a profissão hierárquica militar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x