27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Sincomercio disponibiliza Cartilha de Afixação de Preços

Sincomercio disponibiliza Cartilha de Afixação de Preços

20/05/2013 22h06 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Sincomercio disponibiliza Cartilha de Afixação de Preços

O Sincomercio São Carlos tem disponível para os comerciantes de São Carlos a Cartilha de Afixação de Preços e Fiscalização. O documento foi elaborado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) em parceria com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). O objetivo da cartilha, com linguagem simples, é, de forma didática, orientar os lojistas sobre as formas de afixação de preços, tanto para o comércio varejista, quanto para o setor de prestação de serviços.

 

Trata-se de um guia prático com o objetivo de garantir que os consumidores sejam respeitados com informações corretas, claras e precisas, de acordo com as legislações vigentes, tanto no âmbito federal quanto no que se referem ao próprio Código de Defesa do Consumidor.

Idealizador do documento, o empresário Paulo Roberto Gullo, presidente do Conselho do Comércio Varejista (CCV) da Fecomercio, ressalta que a cartilha é fundamental para os varejistas. “A ideia deste documento nasceu quando concedi uma entrevista à EPTV Central, em São Carlos. Diante de um assunto que podia gerar polêmicas, percebi que uma cartilha poderia padronizar os procedimentos e atender tanto a lojistas quanto aos consumidores. Depois disso a CCJ foi discutir com o Procon o tema e houve uma vitoriosa parceria. Fico feliz que foi uma reflexão que obteve sucesso e aprovação de todos”, afirma ele. Segundo ele, todos os comerciantes precisam ter em seus estabelecimentos e seguir, o Código de Defesa do Consumidor e a cartilha.

 

FISCALIZAÇÃO – A fiscalização do Procon Estadual sobre o comércio varejista de São Carlos deverá se acentuar nas próximas semanas, tanto no centro da cidade, como no shopping e nos corredores comerciais dos bairros. “A fiscalização deve voltar em breve e os comerciantes têm que se enquadrar nas regras da cartilha”.

 

PASSO A PASSO

A cartilha, com 28 páginas e intitulada “Afixação de Preços e Fiscalização”, foi elaborada com base nas principais dúvidas relatadas pelos próprios comerciantes e visa orientá-los quanto aos seus direitos e deveres. De forma didática, o documento também aborda os procedimentos de fiscalização que são adotados pelo Procon-SP, além de esclarecer quanto ao uso de dispositivos modernos utilizados atualmente no comércio, como, por exemplo, os dispositivos ópticos leitores de código de barras.

O espírito que norteou a criação desse trabalho, segundo a Fecomercio, baseou-se nas boas práticas que regem as relações do mercado de consumo, onde a educação e a informação clara sobre os preços devem ser sempre respeitadas.

O documento, elaborado no formato de perguntas e respostas e com diversas ilustrações, visa facilitar o cotidiano dos empresários do setor de comércio e serviços, esclarecendo dúvidas como: quais as formas permitidas para fixação dos preços em vendas no comércio varejista, como devem ser disponibilizadas essas informações, quais condutas são proibidas e quais são as normas de fiscalização adotadas pelo Procon aos estabelecimentos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Pedro Augusto
Pedro Augusto
10 anos atrás

PORQUE ELE NÃO ENTREGOU ISSO ANTES? FAZ UM ANO QUE ELE FEZ ESSA ENTREVISTA.

TAVA SEGURANDO PRA QUE? FAZER POLÍTICA, AGORA QUE FOMOS MULTADOS VC APARECE NO JORNAL DANDO UMA DE BONZINHO?

TA DE BRINCADEIRA ESSA ACISC E SINCOMÉRCIO.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x