18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Supermercados vendem 6,2% a mais em 2012

Supermercados vendem 6,2% a mais em 2012

07/07/2012 23h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Supermercados vendem 6,2% a mais em 2012

O Índice Nacional de Vendas calculado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta sexta-feira, 6, apontou um crescimento acima do esperado nas vendas dos supermercados do país para o acumulado dos primeiros seis meses deste ano. Na comparação com 2011, o aumento foi de 6,81%, número superior à estimativa inicial da Abras, que esperava elevação de 4%.

 

Já a Associação Paulista dos Supermercados (Apas) indica que de janeiro a maio de 2012, houve elevação de 6,2% em relação ao mesmo período de 2011 nas vendas do setor supermercadista. “É um crescimento real, já descontada a inflação”, segundo o diretor regional da entidade, em Ribeirão Preto, Aurélio Mialich.

Para o gerente administrativo do supermercado Dia, em São Carlos, José Renato Russit os números são reais, entretanto, o consumidor tem procurado manter a cesta básica com produtos mais baratos. “As pessoas estão endividadas e acabam deixando de comprar produtos com muito valor agregado”, afirmou.

Mialich fala de forma contrária a esse fenômeno. Ele acredita que a classe C tem comprado mais produtos que antes e não vai deixar de levar para casa aqueles produtos de melhor qualidade. “É uma tendência irreversível, mesmo com a crise como ocorreu em 2099, a classe C continuará comprando produtos com maior valor agregado”, afirmou. Ele ressalva, entretanto, que o endividamento pode ser um entrave na expansão das vendas neste ano.

Neste ponto Russit concorda. “Estamos vendo que o crédito pessoal está mais restrito. Avaliando o que se vendeu no primeiro semestre de 2011 e o que está sendo vendido até agora no ano, falta perto de 5% para igualar. Pelo menos nos supermercados que administramos. Mas outros fatores, como o aumento da concorrência no setor, têm afetado as vendas”, declarou.

O presidente da Abras, Sussumu Honda, atribuiu o crescimento verificado no acumulado do ano à elevação da massa salarial, em virtude do ajuste de 14% no salário mínimo em janeiro deste ano. “Quando falamos pontualmente, é um crescimento real. Então, o poder aquisitivo se expande”, avaliou.

De acordo com Honda, a alta de janeiro a maio de 2012 fará com que a Abras reavalie suas estimativas para a expansão das vendas neste ano. “Eu acho que nós vamos reavaliar para cima, com certeza. Não podemos definir números ainda, mas eu acredito que vai estar em um patamar bem superior ao que tínhamos previsto inicialmente”.

Segundo análise do setor econômico da Apas, nos cinco primeiros meses do ano, o crescimento é favorável e superior aos demais setores de atividade econômica. O aumento do salário mínimo, bem como o comportamento favorável do mercado de trabalho, favoreceu o setor de alimentos e bebidas, que é diretamente influenciando pela variação da renda da população.

 

Números de venda da Apas

Janeiro de 2012 contra janeiro de 2011: 4,20%

Janeiro a fevereiro de 2012 contra janeiro a fevereiro de 2011: 7,76%

Janeiro a março de 2012 contra janeiro a março de 2011: 8,23%

Janeiro a abril de 2012 contra janeiro a abril de 2011: 6,26%

Janeiro a maio de 2012 contra janeiro a maio de 2011: 6,20%

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x