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TAM vê com ‘bons olhos’ privatizar aeroporto

29/08/2012 17h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
TAM vê com ‘bons olhos’ privatizar aeroporto

A empresa TAM afirmou ver com “bons olhos a concessão dos aeroportos à iniciativa privada, principalmente se isso contribuir com o processo de internacionalização do aeroporto de São Carlos”,

 

O assunto veio à tona com a informação vinda do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) que estuda a concessão dos aeroportos regionais administrados pelo Estado ocorrer por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

O Daesp afirmou ao Primeira Página que não se trata de privatização e sim de concessão já que os aeroportos continuam sob a tutela do Estado e apenas a gestão passa a ser privada. 

A modelagem que será adotada no processo está sendo definida na Secretaria de Logística e Transportes. Até o final de 2012, o Daesp espera ter uma definição sobre o modelo que será adotado. As concessões estão previstas para acontecer até 2014. Entretanto, o órgão estatal não deixou claro na nota se a permissão de uso da TAM para o aeroporto Mário Pereira Lopes poderia ser afetada.

Já a TAM, em nota, afirmou que cabe ao governo do Estado definir qual o melhor modelo para uma possível concessão, considerando as necessidades de cada região. “De nossa parte, vemos com bons olhos a concessão dos aeroportos à iniciativa privada, principalmente se isso contribuir com o processo de internacionalização do aeroporto de São Carlos”, transcreveu o texto.

O deputado federal do PT, Newton Lima Neto, que vem atuando como agente político nas esferas estadual e federal em busca da internacionalização do aeroporto de São Carlos, afirmou que se a Parceria Público-Privada trouxer agilidade no processo de internacionalizar o aeroporto, ele também vê com bons olhos.

“O Estado já dava sinais que queria privatizar o aeroporto pela demora em mandar para o governo federal o projeto estrutural para se criar ali uma aduaneira. Entretanto, será excelente para a região se todo esse processo terminar na internacionalização do terminal hoje utilizado pela TAM”, afirmou.

Para a internacionalização, o governo estadual indicaria à Receita Federal a necessidade de transformar o espaço em uma aduaneira.

O prefeito Oswaldo Barba (PT) afirmou que fez seu papel na busca da internacionalização do terminal de São Carlos nos últimos 12 meses. “É uma boa saída para a cidade, mas a privatização deve conter a criação da aduaneira e a ampliação da pista para atender a demanda da TAM em receber aeronaves de grande porte para que seja feita a manutenção aqui na cidade”, declarou.

 

Terminais dão prejuízo ao Estado

A privatização está no plano do governo estadual para alavancar os investimentos nos 31 terminais geridos pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, os 31 terminais tiveram receita de R$ 16,2 milhões e prejuízo de R$ 17,8 milhões no ano passado. O resultado negativo deve ser bancado pelo Estado, segundo a reportagem.

Contudo, o doutor em engenharia de transporte especializado em infraestrutura aeroportuária, Anderson Correia, afirmou que o plano do governo não sairá do papel porque o governo quer “empurrar goela abaixo” aeroportos pequenos sem potencial de lucro ao empreendedor.

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