23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Tecumseh mantém status de “campeã do emprego”

Tecumseh mantém status de “campeã do emprego”

04/11/2012 10h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Tecumseh mantém status de “campeã do emprego”

Com cerca de 3.300 empregos, a Tecumseh do Brasil mantém o status de maior empregadora de São Carlos. A empresa é fabricante de compressores herméticos e unidades condensadoras para refrigeração doméstica, comercial e condicionadores de ar, além de componentes elétricos. Uma grande parte da produção é exportada e outra parte é reservada para  o mercado nacional.

A empresa, que chegou a gerar 7.400 empregos em 2005. Porém, fatores como a explosão dos preços das commodities, como aço, cobre e componentes fundidos, além da política cambial desfavorável, levaram a companhia a um declínio. A crise financeira mundial deflagrada a partir de 2008 forçou a redução de 4.000 postos de trabalho.

A Tecumseh do Brasil nasceu em 1973, com o principal objetivo de fornecer compressores herméticos para as geladeiras Clímax, da Família Pereira Lopes. Em 1984, a  companhia norte-americanaTecumseh Products Company assume o controle acionário da empresa. Em 1999, a Tecumseh incorpora a Compela Componentes Elétricos Ltda. e início da produção de componentes elétricos e eletrônicos em São Carlos.

Com o tempo, a empresa abriu novos mercados, absorveu talentos e viveu um enorme período de crescimento. Em 2002, a empresa chegou à produção dos 100 milhões de compressores e exportava para mais de 60 países dos cinco continentes.

Além dos milhares de empregos que gerava de forma direta em suas duas plantas produtivas, a empresa garantia centenas de indiretos terceirizados; conquista das certificações ISO 9001 e 14001, bem como do posto de fornecedor número um em clientes como Electrolux, Mabe, BSH, Metalfrio, Esmaltec, Brasfilter, Everest, Masterfrio e da liderança extraordinária na América Latina.

A Tecumseh é uma empresa pioneira na fabricação de compressores para o nosso segmento de ar condicionado, é um parceiro estratégico nosso, não só pelo fornecimento, mas pelo desenvolvimento de tecnologias. Em 2005, a empresa atinge

a marca de 135 milhões de compressores produzidos. A empresa recebe o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva no dia 31 de março. No ano seguinte, a Tecumseh completa 150 milhões de compressores e em 2008 chega a 170 unidades produzidas.

O diretor gerente e  presidente da Tecumseh é Dagoberto Darrezzo. Formado em Engenharia Mecânica com especialização em Marketing, ele começou na Tecumseh em 1981, assumindo a posição de estagiário na área de manufatura de produção e, na seqüência, os cargos de engenheiro trainee, mestre de produção, administrador chefe, gerente e, por fim, diretor industrial.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x