3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > União Serv vende produtos com prazo fora de validade

União Serv vende produtos com prazo fora de validade

18/04/2013 11h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
União Serv vende produtos com prazo fora de validade

A reportagem do Jornal Primeira Página recebeu no último sábado, 13, a denúncia de que o Supermercado União Serv, loja II localizada na Vila Nery, tem à venda em suas prateleiras produtos vencidos, os quais também estão anunciados no folheto de promoção.

 

A denúncia partiu da consumidora, V.V.H., que realizou suas compras no dia 12 de abril, como consta no cupom fiscal. Entre os produtos comprados, estavam cinco pacotes de bolacha da marca Triunfo, dois dos quais estavam com a data de validade vencida, um dos pacotes há mais de um mês fora do prazo.

Este caso poderia ser relevado pela consumidora, já que compra constantemente no local, se não fosse pelo detalhe que isso lhe acontecia pela terceira vez, e nessas demais ocasiões, novamente bolachas, além de iogurtes e margarinas estavam com prazo de consumo vencido.

“Há cinco meses estou na cidade e é a terceira vez que em meio a minhas compras que encontro produtos vencidos, porém das outras vezes não estava munida do cupom fiscal”, comenta V.

Segundo a consumidora, é de seu costume verificar a validade dos produtos, porém nestes casos, foi enganada pela mistura de diversas datas que há do mesmo produto na prateleira.

“No caso das bolachas eu olhei as duas primeiras embalagens e verificando que as datas estavam certas, a escolha das demais foi feita de forma automática”.

V. comenta que só foi dar conta do problema ao abrir as embalagens e comer parte da primeira bolacha, quando sentiu um gosto diferente. Ao verificar a embalagem, olhou a validade de consumo vencida há dias.

Para a consumidora, o supermercado pode estar agindo de má fé, pois a bolacha no mesmo período era anunciada no seu folheto de ofertas. “Por ser um produto em oferta, a rotatividade nas prateleiras é maior, sendo assim precisa sempre ser reposto por um funcionário e evidentemente verificando-se a data de validade item por item”, observa.

V. comenta que além desatenção proposital ou não do supermercado, o risco à saúde diante do consumo impróprio do consumo e prejuízo financeiro com os itens perdidos devem ser levados em consideração.

“Moro apenas com o meu marido, porém recebo visitas dos meus sobrinhos que sempre comem as bolachas que ficam expostas dentro de um pote, se eu não vejo a validade, elas estariam lá neste momento”, ressalta.

A consumidora não quis voltar ao supermercado para fazer a reclamação do produto vencido, pela reincidência do caso resolveu proceder com uma denúncia via telefone à Vigilância Sanitária local, que até o momento não retornou o contato.

A consumidora ainda conserva os produtos vencidos, o folheto de ofertas e o cupom fiscal da compra para qualquer prova que venha a ser exigida. Além disso, ao receber o novo folheto de ofertas do supermercado, constatou que a mesma marca de bolacha continua disponível para compra.

 

Procon

De acordo com diretor o Procon São Carlos, Joner José Nery, o consumidor que se encontrar nesta situação deve levar o produto com prazo vencido ou com condições impróprias para consumo, até a vigilância Sanitária, onde o produto será apreendido e analisado. Após isso, um laudo sobre o produto será emitido ao consumidor que deve relatar ao Procon o caso e pedir ressarcimento do dinheiro no estabelecimento.

O estabelecimento que for flagrado ou denunciado por comercializar produtos impróprios para o consumo, pode sofrer as consequências de:

– Ter os demais produtos irregulares em exposição apreendidos;

– Lacração do estabelecimento;

– Multa

– Dependendo da gravidade do caso, ter a prisão decretada do responsável pela administração do estabelecimento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Resposta a PSY
Resposta a PSY
11 anos atrás

Vai dar prejuizo no Uniao Serv se todo mundo souber dessa historia de ganhar um produto valido, só por encontrar um vencido nas prateleiras….. Kkkkkkk

GS test demo
GS test demo
11 anos atrás

Jornal 1ª Primeira Página – União Serv vende produtos com prazo fora de validade GS test demo http://www.gstestdemo.com/

Consumidor
Consumidor
11 anos atrás

Pois é, o UNIAO SERV esta de sacanagem mesmo! Por em oferta o que vai vencer em breve, tudo bem, mas por o que ja esta vencido ha um mes???????? Isso é crime!!!!!

ESPERTO,OU ESPERTÃO...
ESPERTO,OU ESPERTÃO...
11 anos atrás

ISSO PODE OCORRER,AINDA MAIS QUEM TRABALHA COM DIVERSOS ITENS…MAS DA FORMA QUE FOI EXPLICITAMENTE OFERTADO NO JORNAL,COM CERTEZA SABIAM DA FALCATRUA COM O CONSUMIDOR…

VOCÊ DECIDE
VOCÊ DECIDE
11 anos atrás

NÃO É NOVIDADE PRA NINGUÉM…ISSO SEMPRE OCORREU,PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAVA PRA VENCER ELES BAIXAVAM OS PREÇOS DIAS ANTES…FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR ,OU FALTA DE GERENCIAMENTO…OU OS DOIS???

PSY
PSY
11 anos atrás

Existe um acordo em vários estados do Brasil entre a APAS e os PROCONS que lhe dá direito de levar gratuitamente um produto válido quando você encontra outro vencido, não é necessário ter comprado o produto. Isto não é divulgado, mas apresentando o produto no caixa ou na gerência, você leva outro. Isso em S.Paulo vale desde outubro/2011. Um site com a notícia da época: http://blogs.estadao.com.br/advogado-de-defesa/produto-vencido-da-direito-a-outro-gratis/

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Inúmeras vezes fui a esse supermercado, na loja perto da rodoviária, e percebi que os freezers com iogurtes e latícínios não funcionam direito. Colocava a mãe nos produtos e todos estavam a temperatura ambiente. Além disso, existem umas moças, não as do caixa, mas as supervisoras ou algo assim, que eram extremamente mal educadas com os clientes e com as próprias caixas. Minha mãe gosta de fazer compras lá pelo preço, eu prefiro outros locais.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x