2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Uso da capacidade instalada da indústria sobe a 81,6%

Uso da capacidade instalada da indústria sobe a 81,6%

05/09/2012 17h50 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Uso da capacidade instalada da indústria sobe a 81,6%

A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira subiu para 81,6 por cento em julho, contra 80,7 por cento em junho, conforme dados dessazonalizados, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 5.

 

Em julho do ano passado, o uso da capacidade instalada -considerado um indicador de potenciais pressões inflacionárias – estava em 82,0 por cento.

O dado de emprego na indústria, segundo a CNI, registrou alta de 0,2 por cento frente a junho. É o terceiro aumento seguido desse indicador.

Por outro lado, tiveram queda as medições de faturamento real da indústria, com recuo de 2,4 por cento, e de horas trabalhadas na produção, com baixa de 0,3 por cento.

A CNI informou, por meio de nota, que esses dados indicam que a “recuperação esperada para a atividade industrial no começo do segundo semestre ainda não se consolidou.”

 

EXPECTATIVA

Em julho, a produção industrial subiu 0,3 por cento frente a junho, registrando a segunda alta mensal, impulsionada pelo setor automobilístico.

O governo tem lançado mão de uma série de medidas para tentar reativar a indústria nacional. Reduziu impostos para alguns setores da economia, como o automobilístico e da linha branca, ampliou o programa de compras governamentais e tem mantido uma política de desvalorização do real frente ao dólar.

Em paralelo, o Banco Central tem contribuído com esta tarefa através da flexibilização da política monetária, com redução da Selic para a mínima histórica de 7,5 por cento ao ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x