“Eleição está indefinida”, diz especialista
Para as próximas semanas, o especialista espera uma intensificação dos ataques na campanha
O quadro eleitoral em São Carlos está indefinido. É o que relata o jornalista e analista político, Henrique Affonso André, após a divulgação da pesquisa Real Time Big Data/Record, que apontou Newton Lima (PT) com 43% das intenções de voto, no cenário estimulado. Em segundo lugar, Netto Donato (PP), com 34% das intenções de voto. Mario Casale (Novo) aparece com 9%. Brancos e Nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam são 8%.
“Os resultados da espontânea mostram que mais da metade ainda não sabe em quem vai votar, e os candidatos do PP e do Novo têm 54% de universo para trabalharem. Tanto Netto Donato como Mario Casale são menos conhecidos do que o Newton Lima, o qual é desconhecido por apenas 4% da população”, ressaltou Henrique.
Para as próximas semanas, o especialista espera uma intensificação dos ataques na campanha e a participação de cabos eleitorais nacionais. “Os candidatos devem explorar É mais provável que o Tarcísio apareça na campanha do Netto que o Lula na do Newton, e isso por estratégia, mesmo, e isso pode agregar”.
Quanto a Mario Casale, o analista acredita que ele pode crescer em meio ao “fogo cruzado”. “Sua postura tem sido enérgica, batendo nos dois lados. Vem angariando a simpatia de quem tem a percepção que as duas campanhas maiores já tiveram seus membros no mesmo lado por várias vezes”.
DADOS-Contratado pela 3 Poderes Mídia (da Rede Record), o levantamento está registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02742/2024 e tem divulgação prevista para terça-feira, 3 de setembro. A amostra é feita baseada em dados do CENSO IBGE e TSE, com mil entrevistados. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de aproximadamente 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.