Família é fundamental para a melhoria do ensino, assinala Mario Casale
Apresentar um novo processo de aprendizado é um dos principais projetos
A área de Educação, sem dúvidas, é uma das prioridades do Plano de Governo do candidato a prefeito de São Carlos, Mario Casale (Novo). O eixo principal de seu projeto é enaltecer os profissionais de ensino apresentando um modelo de pedagogia mais atrativo aos alunos e pais. “Precisamos melhorar bastante o nosso sistema educacional, valorizando em primeiro lugar, todos os servidores públicos que trabalham neste setor”, ratifica o candidato. “Os planos pedagógicos estão mal distribuídos e os professores não conseguem focar num perfil educacional mais adequado ao talento deles”, reforça.
Apresentar um novo processo de aprendizado é um dos principais projetos de Casale. “Temos que ter um foco muito grande primeiro na alfabetização, cujo desafio é enorme.” Neste contexto, o Plano de Governo do Novo prevê a criação de um material de apoio pedagógico para os professores. “Os docentes não gostam de estar amarrados, mas ao mesmo tempo gostam de ter um suporte que os ajude a estruturar suas aulas”, compreende. “Os materiais didáticos ministrados nas aulas serão produzidos e atualizados pela própria classe docente”, define.
O candidato do Novo compartilhou sua experiência em Joinville (SC), onde conversou com o secretário de Educação Diego Calegari Feldhaus. “Eles utilizam um modelo semelhante ao projeto exitoso de Sobral (CE), realizando avaliações com maior frequência”, elogia Casale. “Minha ideia é propor um monitoramento trimestral de Português e Matemática, verificando a evolução do aluno nessas duas disciplinas”, informa.
Com base nos resultados dessas avaliações, o representante do Novo pretende identificar as melhores práticas pedagógicas. “Ao analisar os resultados das escolas entre as performances mais altas e mais baixas, vamos realizar um processo de boas práticas para equilibrar o nível de ensino de todas as unidades escolares”, explica Casale. “Vamos criar um grupo de professores que formarão um grupo de excelência com a finalidade de criar um guia de instrução didático para os outros colegas”, afirma.
A criação do programa Escola da Família é outro ponto crucial no planejamento do candidato, cujo objetivo é fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária e escolar; aprender a importância da sua participação no aprendizado dos filhos e como podem agir; compreender sobre saúde mental, inteligência emocional e conteúdos importantes sobre a educação dos filhos, inclusive em casa; e como atuar para mitigar práticas de violência, de bullying e de indisciplina no ambiente escolar, comunitário e familiar. “Esse projeto é muito interessante, pois insere os pais na educação dos filhos de uma maneira integrada e harmoniosa”, finaliza Casale.